Alcáçovas foi ponto de encontro em mais uma Feira do Chocalho
Atualizado em 27/07/2023Terminou, no passado domingo, ao som do fadista Ricardo Ribeiro a Feira do Chocalho 2023, depois de três dias de certame, no Largo da Gamita, em Alcáçovas. Sangre Ibérico e Rita Guerra foram cabeças de cartaz no palco principal, nos dias 21 e 22 de julho, respetivamente.
Promovida pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, a iniciativa contou com um programa diversificado, desde tasquinhas, artesanato, atividades equestres, workshops de cerâmica, uma caminhada noturna e muita música.
O palco tradições recebeu, ao longo dos três dias, o concerto da Banda da Sociedade União Alcaçovense, cante alentejano pelos grupos corais da freguesia, animação musical com a Dupla Nela & Sérgio e a atuação de sevilhanas da Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense (ACRA).
O certame contou ainda com a IV Mostra Agropecuária, com a presença de cinco produtores da região e várias raças autóctones, nomeadamente bovinos, caprinos, equinos e ovinos, bem como o IV Concurso Regional de Alcáçovas do Rafeiro Alentejano, promovido pela Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo, a Gala Equestre Miguel da Fonseca e o VIII Passeio a Cavalo “Miguel Grave” promovido pela Associação Tauromáquica Alcaçovense.
O pavilhão da Gamita recebeu dois workshops de cerâmica e albergou, durante todo o fim de semana, a exposição «O Padrão na Tecelagem e na Cerâmica» de Helena Garcia. No sábado, houve ainda tempo para uma caminhada noturna organizada pelo Alcáçovas Outdoor Trails.
Promovido pela ACRA, direcionado para a camada jovem da população, o Summer Spot 2.0 encerrou as noites da edição de 2023 da Feira do Chocalho.