Início > MUNÍCIPE > Áreas de Ação > Desporto e Lazer > Eventos Desportivos > Corrida Viana-a-par-de-Alvito
Após o falecimento de D. Martim Gil, senhor de Viana de Foxem por benesse de D. Afonso III, D. Dinis (1279-1325) recupera para a posse da coroa o povoamento medieval, atribuindo-lhe carta de foral no ano de 1313, juntamente com a autorização para edificar um castelo. Neste documento surge a denominação Viana-de-a-par-de-Alvito, como forma de distinção da outra Viana do Minho (do castelo).
Aquando da primeira reunião preparatória do evento desportivo em causa, este antigo nome de Viana do Alentejo foi ligeiramente encurtado (com a remoção do primeiro ‘de’) e rapidamente aceite pela organização. Este nome histórico adequa-se por conter o nome dos dois municípios que despoletaram o seu desenvolvimento.
A Corrida Viana-a-par-de-Alvito foi criada com o intuito de ser desenvolvida aquando das comemorações do feriado municipal, a 13 de janeiro de cada ano, tanto no Município de Alvito como no Município de Viana do Alentejo.
Em janeiro de 2020 foi firmado um protocolo de cooperação entre 5 autarquias locais, os municípios acima referenciados e as Juntas de Freguesia de Alvito, Viana do Alentejo e Vila Nova da Baronia. O documento assinado pelos vários responsáveis faz uma separação geral das responsabilidades de cada entidade, para que possa existir uma orçamentação sólida antes de cada edição.
A organização é bastante alargada, contando com a colaboração de, aproximadamente, 12 entidades locais; destacando-se as Associações de Atletismo de Beja e Évora, o Clube de Atletismo de Viana do Alentejo e o Clube da Natureza de Alvito.
Por se tratar de uma corrida singular, a cada edição existem competições para todas as idades e para ambos os géneros. Os participantes concentram-se na base do evento que poderá ser em Alvito ou Viana do Alentejo, dependendo da edição. Enquanto todos os escalões de formação competem junto à base do evento, os escalões de juniores em diante seguem em autocarros cedidos pela organização para o local de partida.
A corrida principal segue, então, de Alvito para Viana do Alentejo em anos pares, ao passo que em anos impares o sentido da corrida é trocado, existindo sempre passagem por Vila Nova da Baronia. A passagem por Vila Nova da Baronia, para além de dinamizar o evento no tocante à assistência, faz também um significativo aporte de rigor técnico à competição.
A edição de 2021 foi cancelada devido à legislação em vigor, fruto da pandemia que estamos a ultrapassar.