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A construção do edifício da biblioteca teve início em 1683 por diligência do Dr. Manuel Pereira Peres, natural de Lisboa, eleito 1º juiz de Viana do Alentejo por alvará régio de D. Pedro II a 30 de janeiro do mesmo ano. Após ter sido utilizado para diferentes serviços, em 1980, a Biblioteca instalou-se no primeiro piso. Em 1999/2000 o edifício foi alvo de obras de beneficiação, que permitiram a deslocação da Biblioteca para uma sala mais ampla e a sua modernização com a criação do espaço internet, o arquivo de periódicos e ainda o Arquivo Histórico Municipal.
Devido ao facto de o espaço disponível ser muito pequeno, em 2017, a biblioteca Municipal foi instalada numa antiga escola primária. No dia da sua abertura ao público, foi assinado o Protocolo de entrada da Biblioteca na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
Neste espaço existem diferentes setores/áreas devidamente adaptadas às necessidades dos serviços e dos utilizadores: balcão de atendimento, sala de leitura de adultos, sala de leitura infantil/juvenil, espaço internet, sala de leitura de periódicos, sala da hora do conto, sala polivalente e depósito.
A Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo conta com dois polos nas freguesias de Alcáçovas e Aguiar, que dispõem ca. de 32300 livros impressos, 1500 documentos multimédia, 25 títulos de jornais e revistas.
Possui ainda 13 computadores disponíveis ao publico com acesso gratuito à internet e acesso wireless em todos os espaços.
As bibliotecas do concelho de Viana do Alentejo disponibilizam um conjunto diversificado de fundos documentais, e programas de promoção de leitura destinados aos diferentes públicos que procuram este espaço.
A Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo integra a Rede de Bibliotecas do concelho de Viana do Alentejo, também integra a Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Central, desde 2017.
Enquanto Biblioteca Pública Municipal, a Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo assume o papel de mediadora entre a produção editorial e a comunidade que serve. O seu principal objetivo é disponibilizar e facilitar o acesso à documentação e informação nos seus mais variados suportes. Nesse sentido, promove e assegura serviços diversos, procurando responder com rapidez e eficácia às solicitações dos utilizadores que a procuram, em busca de soluções para as suas necessidades de informação, cultura, autoformação e ocupação dos tempos livres.
Como preconizado no Manifesto da Unesco para as Bibliotecas Públicas, a Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo pretende ser “a porta de acesso local ao conhecimento” proporcionando “um acesso sem limites ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação”.
Objetivos gerais:
Receção
A Receção da Biblioteca é um espaço onde se encontra o balcão de receção ao público. É, regularmente, utilizado para fazer. Sempre que tiver alguma dúvida, deve dirigir-se ao Balcão de Receção. Aqui poderá obter, gratuitamente, o cartão de leitor e efetuar empréstimos domiciliários, renovações e devoluções. No balcão de receção funciona, também, o serviço de fotocópias e impressões e inscrições para as atividades. O serviço de wi-fi está disponível em todos os espaços da Biblioteca.
Sala de leitura adultos
A sala Adultos é um espaço de leitura, de estudo e trabalho. Aqui pode aceder livremente aos recursos e fontes de informação existentes na Biblioteca, tendo à sua disposição, Livros, Revistas e DVD’s.
A zona de periódicos, na sala de adultos, é um espaço onde estão expostos os jornais e as revistas disponíveis para consulta local e empréstimo domiciliário. Para mais informações sobre os números disponíveis para consulta deverão dirigir-se ao técnico de serviço no balcão de receção da Biblioteca.
A sala é dotada de equipamento informático — computadores de acesso público à internet.
Sala de Leitura infantil/juvenil
A Sala Infantil/Juvenil é um espaço onde, crianças e jovens, podem usufruir de várias atividades, por exemplo, sessões da Hora do Conto, Ateliês de Expressão Plástica, Oficinas, e muito mais.
Nesta sala, crianças e jovens, podem aceder aos recursos e fontes de informação existentes: Livros, Revistas, Jogos e DVD’s. Podem também usufruir do serviço de empréstimo domiciliário dos documentos, bastando para isso, dirigirem-se ao funcionário que se encontra no balcão da receção.
A sala é dotada de Equipamento multimédia — TV e Leitor de DVD, computadores de acesso público e internet.
Sala da Hora do conto
Trata-se de um espaço onde se pretendemos dinamizar e animar um conto, ou uma pequena história, que poderá servir de base à realização de trabalhos diversos no âmbito das artes plásticas.
O objetivo primordial deste espaço é motivar para a leitura, de forma que as crianças encarem este ato como um momento agradável, uma forma de prazer.
Sala Polivalente
É um espaço que pode ser utilizado para a dinamização de uma série de atividades de animação cultural — formações, conferências, apresentação de livros, workshops, exposições…
Cartão de utilizador
A Biblioteca disponibiliza diversos serviços com vista à satisfação das necessidades dos seus utilizadores em matéria de informação, cultura e lazer.
Os serviços da biblioteca pública devem, em princípio, ser gratuitos. A biblioteca pública é da responsabilidade das autoridades locais e nacionais. Tem de ser uma componente essencial de qualquer estratégia a longo prazo para a cultura, o acesso à informação, a alfabetização e a educação.
O cartão de utilizador da Biblioteca, é acessível a todos os cidadãos, permitindo o acesso aos serviços disponibilizados.
A sua obtenção é gratuita e imediata, e pode efetuar-se no balcão de receção da Biblioteca e Polos de Leitura, através do preenchimento de uma ficha de inscrição e mediante apresentação de documento de identificação e comprovativo de morada, ou através de outros meios que estas venham a disponibilizar (designadamente através de um pré-registo online).
Para efetuar a inscrição como utilizador em nome individual é necessária a apresentação de um documento de identificação oficial e válido, designadamente, Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão ou Passaporte.
Para efetuar a inscrição como utilizador em nome coletivo é necessário a apresentação de um documento de identificação oficial da instituição (NIF).
No caso de utilizadores menores de 16 anos, a inscrição pode ser efetuada provisoriamente, tornando-se definitiva após a entrega do documento de autorização assinado pelo Encarregado de Educação ou Tutor no prazo máximo de 90, sob pena de suspensão da inscrição.
O ato de inscrição obriga o Utilizador a aceitar as condições do presente Regulamento e a assumir a responsabilidade pela preservação dos documentos que lhe são emprestados e sua devolução no prazo estipulado.
Empréstimo domiciliário
Entende-se por empréstimo domiciliário a requisição de recursos da Biblioteca para utilização fora das suas instalações, com a exceção dos documentos reservados, documentos de consulta presencial, documentos raros ou de elevado valor bibliográfico, documentos de elevada procura.
Podem usufruir do serviço de empréstimo domiciliário todos os que estejam inscritos como utilizadores da Biblioteca.
Utilizador Individual
Utilizador Coletivo (Instituições, Escolas, Associações…)
O utilizador poderá requerer a renovação dos seus empréstimos de documentos pessoalmente, por via telefónica ou através dos meios eletrónicos.
Cada utilizador é responsável pela conservação e extravio das publicações que lhes são emprestadas.
O não cumprimento dos prazos de devolução e/ou danificação ou extravio das publicações, implica sanções que podem ir desde o pagamento ou reposição dos documentos até à suspensão temporária ou definitiva do empréstimo domiciliário.
O utilizador pode proceder à reserva de documentos presencialmente, por telefone, por correio eletrónico ou através de plataforma eletrónica, caso esta exista:
Se os documentos se encontrarem disponíveis, devem ser levantados no prazo máximo de 2 dias após a reserva, após o qual o pedido ficará sem efeito;
Se os documentos se encontrarem emprestados ou forem provenientes de outra Biblioteca da Rede, devem ser levantados no prazo máximo de 2 dias após a notificação da sua chegada, sob pena do pedido ficar sem efeito.
Empréstimo interbibliotecas municipais
Enquanto biblioteca integrante da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Central, a Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo disponibiliza aos seus utilizadores um serviço de empréstimo interbibliotecas que permite:
disponíveis para empréstimo domiciliário noutras bibliotecas no território nacional;
A devolução dos documentos pode ser feita em qualquer uma das bibliotecas integrantes da RIBAC, independentemente do local da sua requisição, mediante a apresentação do cartão de leitor da biblioteca respetiva.
Consulta Local
A consulta local, ou leitura presencial, é um dos serviços que a Biblioteca disponibiliza ao público em geral, facilitando o livre acesso aos documentos existentes nas diferentes salas de leitura e no Depósito.
O utilizador tem livre acesso às estantes, podendo consultar, localmente, os documentos que pretende.
Em relação a documentos do Depósito, tem que solicitá-los a um técnico da Biblioteca. Terminada a consulta, as obras devem ser deixadas nas mesas de trabalho do espaço de consulta. A sua devolução às estantes é feita pelos técnicos da Biblioteca.
Os documentos estão dispostos nas nossas salas por assuntos, segundo as grandes classes da CDU – Classificação Decimal Universal. Esta classificação divide o conhecimento em 10 classes principais.
Nas Salas de leitura, poderão encontrar as classes:
Cada documento contém uma cota com os seguintes elementos:
Notação Numérica | Classes da CDU
Notação Alfabética |Três letras do último nome do autor
Leitura de Periódicos
A Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo e os seus Polos, oferecem a todos os utilizadores a possibilidade de acesso a jornais e revistas. Encontram-se em expositores próprios, disponíveis consoante a sua periodicidade. Destaque para:
Além da consulta da literatura periódica diária, a Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo possibilita, aos seus utilizadores, a consulta de números anteriores de alguns jornais e revistas guardados em depósito. Para mais informações, devem dirigir-se a um técnico da Biblioteca. Podem também fazê-lo através do e-mail ou do telefone, que encontram na página de contactos, do site da Biblioteca.
Estão disponíveis para consulta, entre outros, os seguintes títulos:
* Poderão não estar disponíveis todos os números.
Serviço de referência
O serviço de referência de uma biblioteca define-se como o apoio prestado ao utilizador na seleção e avaliação dos recursos informativos e na forma de lhes aceder. Este apoio ― que compreende o aconselhamento pessoal, a disponibilização de informação e a orientação no acesso aos recursos físicos e digitais ― assume tal relevância que, no presente, é ele que caracteriza a qualidade das bibliotecas, tanto ou mais do que as coleções que as compõem.
Qualquer utilizador de uma das bibliotecas da RIBAC pode usufruir de todos os serviços prestados nas bibliotecas da Rede, desde que esteja inscrito pelo menos numa delas.
É também objetivo da RIBAC, a qualificação dos serviços das bibliotecas públicas, através de ações de disponibilização e atualização dos diferentes recursos e serviços, de forma cooperativa, articulada e em rede, de modo a consolidar os públicos existentes e a atrair novos utilizadores, com interesses e necessidades diferenciadas.
Bibliotecas integrantes:
A Rede de Bibliotecas de Viana do Alentejo tem como principais objetivos:
A Bibliovia é constituída por:
Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo
Bibliotecas Escolares – Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo:
EBI de Alcáçovas
Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo
De segunda a sexta-feira
09h30 – 12h30 | 14h00 – 18h00
Biblioteca Municipal – Polo de Alcáçovas
De segunda a sexta-feira
09h30 – 12h30 | 14h00 – 18h00
Biblioteca Municipal – Polo de Aguiar
De segunda a sexta-feira
13h00 – 19h00
Espaço Cidadão disponível em Viana do Alentejo e Alcáçovas:
Serviços disponíveis:
» Adquirir livros e publicações da linha editorial da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT)
» Agendar atendimento no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)
» Alterar a morada do Cartão de Cidadão
» Alterar os dados associados à Chave Móvel Digital
» Alterar os dados de subscritor da Caixa Geral de Aposentações
» Apresentar a declaração anual de rendas recebidas
» Ativar a assinatura digital da Chave Móvel Digital
» Ativar a Chave Móvel Digital
» Caderneta predial – certidão
» Caderneta predial – certidão de teor matricial
» Cancelar o Cartão de Cidadão
» Confirmar a alteração de morada do Cartão de Cidadão
» Consultar, gerir e validar faturas no e-Fatura
» Consultar a declaração e obter comprovativo do IRS
» Consultar a situação contributiva
» Consultar dívidas fiscais
» Consultar e mudar de tarifário de eletricidade e gás natural através do Poupa Energia
» Consultar o boletim de vacinas
» Consultar o boletim infantil e juvenil
» Consultar os descontos feitos anualmente e a utilização que já fez da ADSE
» Consultar os limites de utilização da ADSE
» Consultar os processos de cancelamento e/ou renovação online do Cartão de Cidadão
» Criar e gerir conta na CGA Direta
» Descarregar Testamento Vital
» Emitir recibo eletrónico de quitação de rendas
» Entregar a declaração do IRS
» Entregar os descontos à ADSE
» Fazer prova de condição de recursos do agregado familiar à Caixa Geral de Aposentações (CGA)
» Fazer uma queixa à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT)
» Feirante ou vendedor ambulante – acesso à atividade
» Feirante ou vendedor ambulante – alteração da atividade
» Feirante ou vendedor ambulante – cessação da atividade
» Obter certidão de liquidação de IRS
» Obter documento para pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI)
» Obter documento para pagar o Imposto Único de Circulação (IUC)
» Pedir a segunda via da carta de condução
» Pedir informações à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT)
» Pedir o reembolso de despesas de saúde à ADSE
» Pedir o Registo Criminal de pessoas
» Pedir o subsídio de funeral à Caixa Geral de Aposentações
» Pedir o subsídio por morte da Caixa Geral de Aposentações
» Realizar a consulta do Diretório de Informação em Saúde
» Realizar pedido de emissão de certificado de contumácia
» Renovar a carta de condução
» Renovar o Cartão de Cidadão
» Renovar o Cartão Europeu de Seguro de Doença
» Requerer o Cartão Europeu de Seguro de Doença
» Requerer prestações por encargos familiares à Caixa Geral de Aposentações (CGA)
» Simular a aposentação da Caixa Geral de Aposentações
» Substituir a carta de condução
» Validar o agregado familiar nas finanças
» Confirmação de alteração de morada do Cartão de Cidadão
» Consulta de pontos na carta de condução
» Consulta de contraordenações
Obrigatório a apresentação do cartão de cidadão e respetivos códigos ou chave móvel digital (atendimento somente a maiores de 25 anos).
Horários:
Dias úteis (das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00)
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