Projeto Além Risco quer plantar 3000 árvores no Concelho de Viana
Atualizado em 02/11/2021Foi apresentado no Jardim do Rossio, em Viana do Alentejo, no passado dia 27 de agosto, o Projeto Além Risco, que pretende plantar no concelho 3.000 árvores.
A sessão que teve como finalidade explicar à população a importância do projeto, contou com a presença do Presidente da Câmara, Bengalinha Pinto, e do Coordenador Pedagógico do Projeto, Fernando Moital.
Financiado pelo EEA Grants, promovido pela Science Retreats e apoiado pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e Fundação Calouste Gulbenkian, o projeto pretende envolver os cidadãos na plantação de 50.000 árvores nos aglomerados urbanos do Distrito de Évora, reduzindo o efeito de “ilha de calor” por eles criado, bem como reforçar a capacidade de adaptação da população local ao efeito das ondas de calor na saúde pública.
Para o concelho de Viana, até janeiro de 2023, está prevista a plantação de 3.000 árvores, das quais 2.000 para plantar em articulação com o Município e as restantes 1.000 serão doadas a cidadãos, associações e entidades. Durante a sessão de apresentação foram entregues de forma simbólica árvores aos participantes.
Recorde-se que Portugal é um dos países europeus mais vulneráveis às situações climáticas, sendo o Alentejo uma das regiões mais afetadas.