Plano de Desenvolvimento Social apresentado em Viana do Alentejo
Atualizado em 01/09/2020O Conselho Local de Ação Social de Viana do Alentejo (CLAS) reuniu-se no passado dia 13 de maio, no salão nobre da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo, onde estiveram presentes, para além do presidente do Município, Bengalinha Pinto, representantes das entidades parceiras do CLAS.
Em cima da mesa esteve a apresentação e aprovação do Plano de Desenvolvimento Social 2019 – 2022 e do Plano de Ação do Contrato Local de Desenvolvimento Social 4ª Geração (CLDS-4G).
O Plano de Desenvolvimento Social resulta de uma definição de objetivos prioritários para a promoção do desenvolvimento social local. Trata-se de um instrumento de planeamento onde se encontram definidas as etapas e estratégias a desenvolver em resposta às necessidades identificadas como prioritárias, nomeadamente “Emprego, formação e qualificação” e ainda “Intervenção familiar e parental”.
Em relação ao “Emprego, formação e qualificação” foram detetados alguns problemas ao nível do desemprego pouco qualificado, maior desemprego no grupo etário entre os 35 e os 54 anos, tecido empresarial frágil e elevados níveis de iliteracia, entre outros. Nesta área, o CLAS tem como finalidade garantir junto dos jovens e da população em situação de desemprego, o conhecimento das ofertas formativas e de educação não formal, bem como monitorizar regularmente o ajustamento entre oferta formativa e expetativas da potencial procura. É ainda intenção do CLAS, entre outras ações, melhorar as competências da população ativa no concelho e melhorar o potencial empreendedor, por via da valorização do território e identificação de áreas com maior potencial de desenvolvimento de projetos.
Ao nível da “Intervenção familiar e parental”, os problemas identificados centram-se na violência doméstica e igualdade de género, alcoolismo e consumo de substâncias ilícitas, assim como lacunas ao nível das competências parentais, entre outros.
Neste contexto, as estratégias desenhadas pelo CLAS assentam na manutenção de estratégias de combate às situações de violência doméstica, reforçando o apoio às vítimas de forma multidisciplinar e integradas. Desenvolver um programa junto da população jovem do concelho de forma a reduzir a incidência de situações de consumo excessivo de álcool e consumo de substâncias, bem como o desenvolvimento de competências junto das famílias, são outras das medidas que vão ser colocadas em prática.
Foi também apresentado o Plano de Ação CLDS-4G a desenvolver no concelho por um período de 36 meses, entre setembro de 2019 e agosto de 2022. Este Plano tem como principal objetivo a inclusão social de grupos populacionais do concelho de Viana que revelam maiores níveis de fragilidade social, designadamente a população em idade ativa e em situação de desemprego e com baixos níveis de escolaridade, e os agregados familiares com baixos rendimentos, em situação de risco de exclusão social e com crianças a seu cargo. A Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado é a entidade coordenadora local da parceria.
Nesta reunião, foi aprovada por unanimidade a adesão da Cáritas Arquidiocesana de Évora ao CLAS, em virtude do importante trabalho que tem vindo a realizar no concelho de Viana do Alentejo.