Fátima Farrica apresenta livro em Viana do Alentejo
Atualizado em 04/09/2020No passado dia 13 de janeiro foi apresentado no Cineteatro Vianense o livro “No Espaço e no Tempo: contributos para a história das instituições de Viana do Alentejo (séculos XIV – XX)”, de Fátima Farrica.
A obra, que surge no âmbito das comemorações dos 500 anos da atribuição dos Forais Manuelinos de Aguiar e de Viana do Alentejo e da fundação da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo, conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, da Junta de Freguesia local e da Santa Casa da Misericórdia. A obra que resulta de vários anos de trabalho, engloba um conjunto de 6 estudos sobre momentos e acontecimentos da história de Viana do Alentejo que abarca o período de seis séculos, primeiramente trabalhos académicos da autora que se transformaram depois em capítulos do livro.
O livro aborda diversos momentos, casos da fundação da Confraria dos Homens Bons Ovelheiros no séc. XIV, passando pela fundação da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo e pelo processo de instituição do Mosteiro do Bom Jesus, no séc. XVI, até à alimentação das religiosas daquela instituição no séc. XVIII, à narrativa da história do Instituto da Piedade e Beneficiência e do processo de edificação e demolição da capela do Santíssimo Sacramento, no séc. XX. Este livro pretende ainda alertar para a importância da preservação dos aquivos históricos e a sua utilidade.
Fátima Farrica, natural do concelho de Viana do Alentejo é historiadora, arquivista e investigadora do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora.
Na cerimónia que terminou com uma sessão de autógrafos, estiveram presentes, para além da autora da obra, o diretor da editora Caleidoscópio, Jorge Ferreira, que se mostrou honrado pela edição do livro, e ainda Maria de Fátima Nunes, professora catedrática de história na Universidade de Évora e responsável pelo prefácio do livro.
O Livro “No Espaço e no Tempo: contributos para a história das instituições de Viana do Alentejo (séculos XIV – XX)” vai estar disponível nas livrarias no final de janeiro, início de fevereiro.