Arte Chocalheira em exposição no Castelo de Viana
Atualizado em 02/09/2020Dia 6 de outubro é inaugurada no Castelo de Viana do Alentejo, pelas 18h00, a exposição “Gerações de um mesmo ofício: Família Maia”.
A exposição reflete o percurso de vida dos elementos da Família Maia e a arte chocalheira a que desde sempre estiveram associados. Francisca Alice Maia, José Luís Reis Maia, Guilherme Maia e Francisco Cardoso são testemunhos vivos de uma arte tradicional assente na passagem de conhecimentos e métodos de produção manuais que, em conjunto, traduzem o panorama cultural de várias gerações de mestres chocalheiros, uma arte considerada, hoje, pela UNESCO, Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente.
A fábrica de chocalhos Pardalinho, sedeada em Alcáçovas, uma das poucas oficinas que ainda se encontra com as portas abertas é, hoje, uma das referências no fabrico deste artefacto utilitário, procurando com o seu trabalho fundir o tradicional com o moderno, num objeto que durante épocas marcou a paisagem sonora alentejana.
A exposição, promovida pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio das Juntas de Freguesia de Alcáçovas e de Viana do Alentejo e da Direção Regional de Cultura do Alentejo, pode ser visitada até dia 29 de outubro entre as 9h30 e as 13h00, e das 14h00 às 17h30.