Alcáçovas deu a provar doces conventuais e palacianos
Atualizado em 12/12/2023Centenas de pessoas visitaram nos dias 8, 9 e 10 de dezembro a 22ª edição da Mostra de Doçaria de Alcáçovas, onde a doçaria conventual e palaciana foi, mais uma vez, a rainha da festa, organizada pelo Município de Viana do Alentejo em parceria com a Junta de Freguesia de Alcáçovas, e o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Caixa de Crédito Agrícola e da Confraria da Doçaria Conventual do Alentejo.
Vinte e um doceiros e doceiras de vários pontos do país marcaram presença no certame que, para além de fazer parte do calendário de inverno da região Alentejo, “faz parte da identidade do concelho”, como referiu o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luis Miguel Duarte. A iniciativa, criada no ano 2000, “vai muito para além de divulgar os doces, o objetivo é também divulgar as receitas para que esta arte tão antiga e tradicional não se perca”, revelou o autarca.
Para sensibilizar para a importância da divulgação e preservação da doçaria tradicional portuguesa teve lugar, logo na sexta-feira, o X Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana, promovido pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, onde estiveram a concurso 9 doces e/ou bolos. Em 1º lugar ficou a Padaria da Nacional 2, com Toucinho do Céu, em 2º lugar, Mariana Nunes, com Sardinhas Albardadas e, em 3º lugar, a Casa dos Doces Conventuais, com Pudim de Cister. O júri composto por Susana Nonato, da Confraria Gastronómica do Alentejo, pelo Chef António Melgão, e Luisa Ferreira, formadora do Instituto de Emprego e Formação Profissional, atribuíram uma menção honrosa à Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro, Lda, com Papos d’Anjo.
O certame não se fez apenas de doces e incluiu um programa cultural que abarcou dança com o Grupo de Ballet da ACRA, cante alentejano com a presença do Grupo Coral Feminino e Etnográfico Paz e Unidade de Alcáçovas, Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas e Grupo Coral “Os Trabalhadores” das Alcáçovas, animação com o Grupo Cantarolando e o Grupo de Cantares Populares Seara Nova, bem como espetáculos com Virgem Suta, De Moda em Moda e Saint Dominic’s Gospel Choir, para além da atuação do Grupo de Cavaquinhos do Alentejo da A.M.Ar.T.. Destaque ainda para o programa Altas Horas, no Pavilhão da Gamita, com Manel João, Dj Mira, Compis del Cante e Dj Miguel Morais.
De salientar ainda a presença da Banda da Sociedade União Alcaçovense na inauguração do certame, e ainda para o After Hours e o Passeio a Cavalo – Mostra de Doçaria promovidos pela Associação Tauromáquica Alcaçovense e a “Doce Caminhada” organizada pelo Alcáçovas Outdoor Trails.
Os mais novos também não foram esquecidos e tiveram à disposição um espaço onde puderam dar azo à sua criatividade e participar em diversas atividades, nomeadamente nos ateliers “Árvore dos Cupcakes”, “Mete a colher na arte” e na atividade “Uma doçura de conto”.