Viana acolhe Encontro sobre a Olaria Tradicional do Alentejo
Atualizado em 04/09/2020Dia 22 de outubro, realiza-se em Viana do Alentejo, no Cineteatro Vianense, o Encontro sobre Olaria Tradicional da Região Alentejo, promovido pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Junta de Freguesia local.
Esta ação pretende ser um encontro de referência para quem se dedique à olaria tradicional da região, onde oleiros, académicos ou simples curiosos poderão encontrar vários temas que serão certamente do seu interesse. Pretende-se ainda avaliar o presente e indagar sobre o futuro de uma tradição tão fortemente enraizada na cultura e na expressão alentejana.
Dando voz às mãos que ainda hoje moldam o barro, pretende-se associá-las a investigações e a projetos que emergem em contextos académicos ou institucionais, colocando em destaque este património material e imaterial.
Em cima da mesa vai estar a investigação sobre a olaria tradicional alentejana, nomeadamente a “Riqueza histórica e patrimonial da olaria alentejana: São Pedro do Corval na civilização do barro” por Antónia Conde Fialho, do Departamento de História da Universidade de Évora/CIDEHUS; “Redondo para o Mundo – O século dourado da olaria redondense (1860-1960)” por José Calado, investigador nas áreas do Património, História Local e Regional do Alentejo; e “Da roda à forma: Viana do Alentejo e a sua olaria tradicional” por Luís Banha, da Câmara Municipal de Viana do Alentejo. Ainda durante a manha será apresentada a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas.
Para a tarde está agendada uma mesa redonda subordinada ao tema “Que formas para o futuro? Dos antigos aprendizes a novas formas de ensino de um ofício geracional” com a presença de José Luís Almeida da Silva, da Associação Portuguesa de Cidades e Vila Cerâmicas e José Ramalho do Instituto de Emprego e Formação Profissional.