Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular já iniciou ano letivo
Atualizado em 02/09/2020No dia 5 de novembro realizou-se no Cineteatro Vianense a sessão de abertura do ano letivo 2018/2019 do Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora (UPTE/UÉ). A cerimónia contou com a presença do presidente do Município de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, do diretor da UPTE/UÉ, Bravo Nico, dos coordenadores do Polo, João Antunes e Liliana Reis, e dos muitos alunos e professores que integram o projeto.
Para o Presidente o Município, este “é o maior projeto de envelhecimento ativo, promotor de hábitos de bem-estar físico e mental da população do concelho”. Bengalinha Pinto lembra ainda que este é um dos maiores projetos educativos do país, dado que une centenas de alunos dos diversos polos em atividades de educação não formal.
O diretor da UPTE/UÉ, Bravo Nico, revelou que esta rede regional de educação popular está presente em 6 concelhos – Alandroal, Barrancos, Évora, Portel, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo – e abrange mais de 1000 pessoas.
Após a cerimónia de abertura, Bravo Nico apresentou uma aula aberta através de uma conferência onde se destacou o relacionamento interpessoal, a cooperação e o diálogo. No final foi apresentado um filme com imagens alusivas às atividades desenvolvidas pelo Polo de Viana da UPTE/UÉ no ano letivo anterior.
Para o ano letivo em curso, os alunos do Polo de Viana do Alentejo dispõem de 11 cursos – alfabetização, língua inglesa, informática sénior, grupo de teatro sénior, costura e diversos, oficina de bordados e costura, história e cultura local, saúde e socorrismo, conversas sobre saúde, história do cinema e literatura portuguesa – lecionados por professores voluntários. As aulas decorrem de novembro a junho, em cada freguesia, de segunda a sexta-feira.
Todos os interessados ainda podem efetuar a inscrição em Aguiar e Alcáçovas, na biblioteca, e em Viana do Alentejo, na Divisão de Desenvolvimento Social e Humano.