Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular inicia aulas a 4 de novembro
Atualizado em 29/10/2025O Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora (UPTE/UÉ) inicia no próximo dia 4 de novembro, o novo ano letivo com mais de uma centena de inscritos.
A cerimónia está agendada para as 10h00, no Cineteatro Vianense, e vai contar com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luís Metrogos, do diretor da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora, Bravo Nico, e dos muitos alunos/as e professores que integram o projeto.
Ao longo de 15 anos, o Polo de Viana do Alentejo tem vindo a aumentar, de ano para ano, o número de alunos, bem como o número de cursos e atividades extracurriculares e ainda professores voluntários. Esta resposta social criada em 2010 tem vindo a contribuir para a promoção do envelhecimento ativo da população e para a melhoria da sua qualidade de vida.
Recorde-se que este projeto de educação não formal abrange cerca de 1500 pessoas espalhadas pelos polos de Viana do Alentejo e Alandroal, os pioneiros, Évora (Canaviais, Bacelo e Senhora da Saúde, Malagueira, São Manços e São Miguel de Machede), Portel, Reguengos de Monsaraz, Barrancos, Sousel (Polo do Cano), Redondo, Vila Viçosa, Galveias (Ponte de Sor) e Cuba.
Para o ano letivo em curso, para além do Clube de Saúde +, os alunos do Polo de Viana do Alentejo dispõem de 15 disciplinas – Grupo de Teatro Sénior, Inglês, Costura e Diversos, Oficina de Bordados e Costura, Conversas sobre Saúde Mental, Literatura Portuguesa, Matemática para a Vida, Meditação, Literacia Informática, Cineclube, Hidro Vita, Alfabetização, Literacia dos Media, Atelier de Cerâmica, Saúde e Socorrismo. As aulas decorrem de novembro a junho, em cada freguesia, de segunda a sexta-feira.
As inscrições devem ser efetuadas em Aguiar e Alcáçovas, na biblioteca, e em Viana do Alentejo, no Balcão Municipal.