Poder Local em exposição no Castelo de Viana do Alentejo
Atualizado em 04/09/2020Foi inaugurada no passado dia 9 de setembro, pelas 18h00, no Castelo de Viana do Alentejo, a exposição “Poder Local em Aguiar e em Viana do Alentejo: espaços, símbolos e normas entre a Idade Média e o século XX”, da autoria de Fátima Farrica.
A exposição surge no âmbito das comemorações dos 500 anos da atribuição dos forais manuelinos de Aguiar e de Viana do Alentejo que estão a decorrer ao longo do ano, e é também uma atividade do projeto Conhecer a História.
O objetivo é mostrar ao público os documentos dos forais das duas vilas, explicar o que é um foral e dar a conhecer elementos fundamentais do Poder Local ao longo do tempo, caso dos espaços, condição para o exercício do poder camarário, e dos símbolos e das normas, onde os forais aparecem como documentos normalizadores.
Dirigida a um público generalizado, a exposição que congrega informação entre os séculos XIII e XX, tem a mais-valia de compilar dados dispersos, muitos deles inéditos, como refere a coordenadora da exposição, Fátima Farrica, que revelou ainda que “está a ser preparado um livro sobre os forais de Viana do Alentejo e Aguiar, com informação mais pormenorizada“.
Durante a inauguração o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, realçou, mais uma vez, a importância do ciclo de exposições que tem vindo a ter lugar no Castelo de Viana, como forma de promover e divulgar os nossos costumes, tradições e história.
A exposição, promovida pelo Município de Viana do Alentejo e Projeto Conhecer a História, com o apoio da Junta de Freguesia de Aguiar, Junta de Freguesia de Viana do Alentejo e da Direção Regional de Cultura do Alentejo, está patente ao público até ao dia 23 de outubro e pode ser visitada de manhã entre as 10h00 e as 13h00 e durante a tarde das 14h00 às 18h00. A partir de 1 de outubro a exposição está aberta ao público entre as 9h30 e as 13h00 e das 14h00 às 17h30.