José Cid é o cabeça de cartaz da Feira do Chocalho 2016
Atualizado em 04/09/2020José Cid é o cabeça de cartaz da Feira do Chocalho 2016 que começa esta sexta-feira, dia 22, e prolonga-se até domingo, na vila de Alcáçovas, e conta com a participação de cerca de 30 expositores.
O cantor, um dos nomes mais marcantes da música portuguesa, sobe ao palco sábado, dia 23, a partir das 22h00, acompanhado pela Big Band, para um espetáculo transversal a todas as idades e que promete levar ao rubro o público presente.
Para além de José Cid & Big Band, o programa da Feira do Chocalho 2016 abarca ainda em termos musicais, o cante alentejano com os grupos da terra e o espetáculo “Quando o cante e o fado se encontram nas paisagens sonoras” com a Banda da Sociedade União Alcaçovense, cante alentejano com os Malha Vacas e o fado com a presença de Rute Belga e Rui Canelas.
Artesanato, exposições, tasquinhas, feira franca, arte equestre e tauromáquica e a conferência “Projeto PAGUS: O fabrico de chocalhos, a Unesco e a globalização de Alcáçovas” são alguns dos destaques do certame que inclui ainda o Summer Spot, um espaço único criado pela Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense direcionado para a camada jovem e que, de ano para ano, tem vindo a fazer sucesso. Pelo Summer Spot vão passar nomes como os do Dj Tape, No Maka, Dj Tiago Miguel, Meninos da Vadiagem e Dj Dudaz. No domingo, a partir das 0h00, haverá uma Beach Party.
Ao longo da feira vão ainda decorrer um conjunto de atividades equestres dinamizadas pela Associação Tauromáquica Alcaçovense, que inclui na sexta-feira, a partir das 22h00, variedades taurinas com os cavaleiros praticantes Maria Mira e António Núncio, os cavaleiros amadores Francisco Núncio e Bernardo Salvador e os Forcados Amadores de Montemor-o-Novo e Académicos de Elvas. Durante o fim de semana, a mesma associação é responsável pela realização da garraiada e do III Passeio a Cavalo “Miguel Grave”.
Para o fim de semana estão ainda agendados uma demonstração da Brigada Cinotécnica da GNR e o I Concurso Regional de Alcáçovas do Rafeiro Alentejano, no picadeiro, organizado pela Associação dos Criadores dos Rafeiros Alentejanos.
Presente na feira vai estar também o projeto “Leva-me contigo” com exposição/adoção de animais. Um espaço que marca presença pelo segundo ano consecutivo e que pretende promover a adoção dos animais que se encontram no canil municipal.
Num fim de semana repleto de atividades, não vão faltar para os amantes do desporto, a Sunset Chocalhos Run que inclui uma caminhada de 8 Km e uma corrida de 15 km, e que se realiza no domingo, a partir das 20h00.
A Feira do Chocalho 2016 é organizada pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, em parceria com várias associações e entidades locais.