Feira D’Aires 2022 com balanço muito positivo
Atualizado em 07/03/2023A zona dos espetáculos encheu no passado dia 26 de setembro, para o concerto de encerramento de Toy, na Feira D’Aires 2022, em Viana do Alentejo.
Já antes, na sexta-feira, foi Julinho que levou ao rubro uma plateia maioritariamente jovem e, no sábado, João Pedro Pais, pela terceira vez, em Viana do Alentejo, em quase duas horas, pôs toda a gente a cantar temas bem conhecidos.
Organizado pelo Município de Viana do Alentejo em parceria com as juntas de freguesia do concelho, o certame contou com a participação de cerca de 70 expositores dos mais variados setores de atividade, desde serviços, artesanato, indústria, lazer, passando pela gastronomia.
Na inauguração oficial da feira que decorreu na passada sexta-feira, dia 23, com a presença de diversas entidades locais e regionais, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo realçou a alteração na disposição da Feira D’Aires com “a intenção de melhorar as condições tanto para os expositores como para os feirantes”, tornando o “espaço agradável para visitar e estar”. Luis Miguel Duarte realçou também o facto de ser a primeira feira após as obras de requalificação e restauro do Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires. O autarca disse que o Município, em conjunto com a Paróquia “têm de encontrar uma forma de dar vida e utilidade a este magnifico Santuário”. O momento foi, igualmente, aproveitado para deixar umas notas sobre o trabalho desenvolvido neste primeiro ano de mandato e para anunciar, para breve, a inauguração do Centro Social de Aguiar. O autarca teceu ainda um agradecimento especial a todos os trabalhadores que tornaram possível a realização do certame.
Para além dos cabeças de cartaz que passaram pelo palco principal durante os quatro dias do certame, houve ainda muita animação com as danças da Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo e do Grupo de Flamenco “Las Trianeras”, cante alentejano com os grupos do concelho, o XI Festival de Folclore Feira D’Aires, o VII Festival de Acordeão, a atuação da Tuna Popular do Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora e do Grupo de Cavaquinhos da A.M.Ar.T. Destaque ainda para a Corrida de Toiros, organizada pela Associação Equestre de Viana do Alentejo, no domingo.
De salientar ainda os 10kms D’Aires – Running/Caminhada de homenagem a Luís Filipe Branco, personalidade que muito contribuiu para o desenvolvimento do desporto no concelho, tendo sido, igualmente, o fundador da Secção de Atletismo do Sporting Clube de Viana do Alentejo.
Destaque também para a feira franca e as manifestações religiosas que trouxeram ao Santuário centenas de visitantes ao longo do fim de semana, e cujo ponto alto foi a procissão em torno do Santuário, na tarde de domingo.