Exposição “Jornais Centenários do Brasil e de Portugal: Um legado Cultural”

Atualizado em 17/03/2023

A exposição reúne dois séculos de história e 55 jornais, portugueses e brasileiros, publicados continuamente há mais de cem anos. É uma viagem no tempo pelos principais acontecimentos (crises, guerras e descobertas) que tiveram lugar dos dois lados do atlântico. A mostra revela ainda retratos fotográficos de 22 personalidades do mundo da cultura e do jornalismo, mas também a importância do tratado de Alcáçovas, assinado a 4 de setembro de 1479.

Em destaque na exposição estão o Diário de Pernambuco, fundado a 7 de novembro de 1825, e o jornal mais antigo de língua portuguesa, e “O Açoriano”, fundado a 18 de abril de 1835, em São Miguel, nos Açores, o mais antigo jornal em circulação em Portugal.

A exposição “Jornais Centenários do Brasil e de Portugal: Um legado Cultural”, com curadoria de João Palmeiro e Múcio Aguiar Neto, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Viana do Alentejo, a Junta de Freguesia de Alcáçovas, a Associação Portuguesa de Imprensa e a Associação da Imprensa de Pernambuco.