Edição de livro marca 1º aniversário da classificação dos chocalhos como património da humanidade
Atualizado em 04/09/2020No próximo dia 1 de dezembro será lançado no auditório do Paço dos Henriques, em Alcáçovas, pelas 16h00, o livro “Ó, Vitorino!” da autoria de Antonieta Félix e ilustração de Alexandra Mariano.
A iniciativa assinala o primeiro aniversário da inscrição do fabrico de chocalhos como Património Cultural Imaterial da Humanidade com Necessidade de Salvaguarda Urgente, pela Unesco.
Publicado pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo, pela Junta de Freguesia de Alcáçovas e pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a obra será apresentada pelo jornalista e Diretor do Jornal Diário do Alentejo, Paulo Barriga.
Para além da autora do livro, vão estar ainda na sessão de lançamento, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, a Presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Sara Pajote e o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva. Presentes vão estar ainda os mestres chocalheiros de Alcáçovas.
O livro de 40 páginas, destinado ao público infantil, inclui, igualmente, informação sobre a arte chocalheira e o processo que levou à sua classificação como património da humanidade, bem como informação específica sobre o fabrico de chocalhos.
Antonieta Félix nasceu em Évora, em 1974, e trabalha como técnica superior na área da cultura, na Câmara Municipal de Évora. Já editou 3 livros, o último, intitulado “12 meses para contar, 12 meses para rimar”, em 2014. A ilustradora Alexandra Mariano nasceu na Covilhã em 1976. Licenciada em Design de Comunicação, vive em Évora, onde trabalha.