DECO regista 106 atendimentos em 2019 no concelho de Viana
Atualizado em 31/08/2020No âmbito do protocolo vigente com o Município de Viana do Alentejo, a delegação regional de Évora da DECO, efetuou no ano de 2019, 106 atendimentos presenciais no concelho, para além do tratamento e gestão de processos à distância.
A DECO prestou, durante este período, informações e apoio em processos de mediação dos conflitos de consumo junto das entidades reclamadas, com vista à resolução extrajudicial das reclamações e denunciadas práticas abusivas junto das entidades reguladoras e de supervisão, representando os consumidores. As telecomunicações, os serviços públicos essenciais, como a eletricidade, o gás e a água, e a compra e venda no geral foram os restantes temas mais reclamados em matéria de consumo.
Os serviços da DECO permitiram, no que toca ao Apoio ao Sobre-endividado, prestar informação e aconselhamento personalizado aos consumidores, bem como apoio na renegociação dos encargos/créditos, para além da orientação para respostas mais adequadas fora da intervenção da associação.
Ao abrigo do protocolo com a Câmara Municipal, os munícipes podem beneficiar de apoio da DECO estabelecendo, para tal, contacto prévio com a Autarquia a fim de realizarem marcação para o atendimento mensal. No entanto, devido ao cenário que o país atravessa, decorrente da pandemia COVID’19, o atendimento presencial está suspenso, podendo os munícipes obterem auxílio da DECO na resolução de problemas de consumo através do telefone 266 744 564 ou pelo email deco.alentejo@deco.pt .