Cante alentejano em destaque na Feira do Chocalho 2022
Atualizado em 21/07/2022Abre esta sexta-feira, dia 22 de julho, ao público, em Alcáçovas, no largo da Gamita, mais uma edição da Feira do Chocalho, onde o património imaterial merece destaque.
Depois do fado, em 2018, e da dieta mediterrânica, em 2019, o cante alentejano vai estar em evidência através da exposição “Fotógrafos do Cante” do Museu do Cante Alentejano de Serpa, patente no Pavilhão da Gamita, com trabalhos dos fotógrafos Ana Baião, António Cunha, Fabrice Ziegler e José Serrano.
Inscrito na Unesco, em 2014, como património cultural imaterial da humanidade, o cante alentejano estará, também, em destaque com a atuação de quatro grupos da freguesia – o Grupo Coral Feminino e Etnográfico “Paz e Unidade” de Alcáçovas, o Grupo Coral “Os Trabalhadores” de Alcáçovas, o Grupo Coral Feminino “Cantares de Alcáçovas” e o Grupo Coral “Juvenil dos Trabalhadores” de Alcáçovas. O Grupo Coral “Os Ganhões” de Castro Verde também irá marcar presença na inauguração do certame, dia 22, a partir das 19h30.
Também o fabrico de chocalhos, distinguido pela Unesco, em 2015, estará, naturalmente, presente no certame, onde o trabalho dos chocalheiros poderá ser apreciado.
A Feira do Chocalho 2022 é organizada pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, em parceria com várias associações e entidades locais.