Alcáçovas dá a provar doçaria em dezembro
Atualizado em 06/11/2025A vila de Alcáçovas volta a acolher, de 5 a 8 de dezembro, a XXIV Mostra de Doçaria, um dos principais eventos do calendário de inverno da região, com a participação de 20 doceiros e doceiras de vários pontos do país.
O certame, organizado pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, promete continuar a fazer as delícias dos muitos visitantes esperados, num fim de semana onde o Bolo Real, o Bolo Conde de Alcáçovas, os Amores de Viana e as Sardinhas Albardadas são os cartões-de-visita.
Os doces conventuais e palacianos vão ser as “estrelas” da Mostra de Doçaria que terá também um programa cultural recheado e que inclui o 12º Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana, promovido pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Alcáçovas e que pretende sensibilizar para a importância da divulgação e preservação da doçaria tradicional portuguesa, respeitando a genuinidade de cada doce apresentado, com a atribuição de prémios aos melhores doces a concurso.
Esta 24ª edição vai contar também com sessões de showcooking, cante alentejano, animação musical, espetáculos, ateliers para os mais novos e ainda atividades para assinalar o 10º aniversário da classificação do Fabrico de Chocalhos como Património Cultural e Imaterial da Humanidade, com necessidade de salvaguarda urgente pela UNESCO.
O certame que decorre no Largo da Gamita, em Alcáçovas, com entrada livre, pode ser visitado dia 5, a partir das 19, e dias 6, 7 e 8, a partir das 12h00. A Mostra encerra às 00h00, com exceção do último dia, em que fecha as portas às 18h00.