542 anos do Tratado de Paz de Alcáçovas assinalados com atividades
Atualizado em 02/11/2021No âmbito das comemorações dos 542 anos da assinatura do Tratado de Paz de Alcáçovas, o Município de Viana do Alentejo preparou um programa para os dias 3 e 4 de setembro, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, com transmissão em direto no facebook.
Na sexta-feira, dia 3, a partir das 18h00, Bela Mestre apresenta o livro “Portas e Janelas que Contam Histórias … de Alcáçovas”, editado pela Associação Terras Dentro com o apoio da Câmara Municipal de Viana.
O livro reúne 30 imagens de aguarelas originais de portas e janelas da vila de Alcáçovas, acompanhadas por textos baseados na vivência da própria autora e na pesquisa oral que efetuou em conversas com a população. O projeto deu origem a uma exposição com o mesmo nome que será inaugurada após a apresentação do livro.
No dia 4, sábado, pelas 10h30, a ceramista Helena Garcia vai dinamizar um atelier de cerâmica, seguido da apresentação do Projeto Mural “A Mulher e a Sabedoria passada entre Gerações”, pelas 17h00, que dá início à construção de um mural aberto à participação da população, que vem celebrar o papel das mulheres do concelho e a sua sabedoria ao longo das gerações.
Pelas 18h30 tem lugar a Conferência PAGUS “D. João, Marquês de Montemor e Senhor das Alcáçovas. Aspetos biográficos e políticos”, com a participação de Jorge Ferreira. A conferência retrata a personagem histórica de D. João de Bragança que acabou por ser vítima da ação centralizadora e «modernizadora» de D. João II e remetido para o lado negro da História.