Município celebrou abril nas redes socais
Atualizado em 31/08/2020Apesar da atual situação de contingência, o Município de Viana do Alentejo não deixou de celebrar o 46º aniversário do 25 de abril, através dos seus canais digitais, nomeadamente o facebook.
A habitual sessão solene que se realizou no Cineteatro Vianense, contou, para além do Presidente da Assembleia Municipal, António Sousa e do Presidente da Câmara, Bengalinha Pinto, apenas com os representantes das várias forças políticas – Paula Maurício, pelo PCP, e Sara Grou, pelo PS.
Durante a sessão o presidente da Câmara sublinhou a importância de transmitir às novas gerações os valores de abril “para que aprendam a respeitar os que lutaram e arriscaram a vida para nos legar um país livre”, frisando que é necessário “encontrar inspiração em valores como a solidariedade, a fraternidade e o humanismo para enfrentar as dificuldades”.
O autarca frisou ainda as conquistas que o 25 de abril trouxe a todos os portugueses, nomeadamente o Serviço Nacional de Saúde que, devido à pandemia da COVID’19, tem sido colocado à prova. E a propósito, enalteceu o comportamento da população do concelho “pela forma exemplar como tem cumprido as orientações” das entidades locais e nacionais, bem como todos aqueles que não podendo ficar em casa, “trabalham diariamente para ultrapassar esta situação difícil”.
Bengalinha Pinto, recordou que o Município criou um Fundo de Emergência Municipal, no valor de 150.000€, tendo adotado 20 medidas de âmbito social e económico, destinadas às famílias, às IPSS, às empresas e ao movimento associativo. Recordou ainda que o Município acompanha a evolução da situação, em articulação com várias entidades locais, regionais e nacionais.
Apesar da atual situação de pandemia, o autarca garantiu que Município continua a trabalhar com vista “à modernização e desenvolvimento do concelho”, anunciando o início das obras da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva S.A. do Bloco de Rega do concelho, que trará benefícios para toda a economia local, bem como outras obras de regeneração urbana e equipamentos em todas as freguesias do Concelho.
Para assinalar a liberdade e a democracia, foram ainda distribuídos durante a manhã cravos nos estabelecimentos abertos nas três freguesias.