Viana do Alentejo reúne Conselho Municipal de Saúde
Atualizado em 30/05/2023O Conselho Municipal de Saúde de Viana do Alentejo reuniu, no passado dia 27 de março, no salão da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo.
Na reunião estiveram presentes conselheiros e conselheiras das diferentes instituições que integram o Conselho, em representação da Câmara Municipal de Viana do Alentejo esteve o presidente, Luis Miguel Duarte, a vereadora, Paula Neves e a técnica, Helena Torrão, para representar a área da saúde a presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo, Maria Filomena Mendes, e a presidente do Conselho Clínico e de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central, Maria Helena Gonçalves.
Na reunião foi efetuado o ponto de situação da reunião da comissão de acompanhamento e monitorização, onde foi elogiada a estreita articulação e proximidade entre os serviços da Câmara Municipal e a ARS, na partilha e resolução das situações que têm surgido.
Maria Filomena Mendes manifestou ainda a sua satisfação pelo facto do “Município de Viana do Alentejo ter sido dos primeiros a assinar o auto de transferência de competências”.
Acrescentou ainda que está a ser implementado um projeto piloto de intervenção comunitária com recurso a uma unidade móvel, que visa a promoção da saúde de grupos vulneráveis em contexto comunitário, privilegiando a prestação de cuidados de saúde de proximidade. Esta unidade móvel dispõe de um gabinete de consulta e está equipada com condições para prestar cuidados de saúde primários, nomeadamente na área clínica de enfermagem, apoio domiciliário, vigilância do estado de saúde das pessoas idosas que vivem isolados, rastreios, entre outros. Para o Alentejo Central vão ser atribuídas 4 viaturas, uma das quais irá abranger os concelhos de Viana do Alentejo, Montemor-o-Novo e Portel.
Foi dada a informação que, mais uma vez, o concurso para a colocação de médico no concelho ficou deserto, mas que a ARS e o ACES com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Alentejo estão a desenvolver esforços para resolver o problema da falta de médicos no concelho, com a especialidade de Medicina Geral e Familiar, que acaba por ser extensível a grande parte da região do Alentejo e também do país.
No que diz respeito à construção das novas extensões de saúde de Aguiar e de Alcáçovas, a presidente da ARS anunciou que vão ser “totalmente financiadas pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência)”, e que os projetos e a execução estão a cargo da Câmara Municipal, apontando como data previsível para a inauguração o final de 2023.