Viana do Alentejo celebra abril e o valor da liberdade
Atualizado em 07/05/2024O Município de Viana do Alentejo está a assinalar os 50 anos do 25 de Abril com um conjunto de atividades de cariz cultural e desportivo que tiveram início no passado dia 13 de janeiro, com entrega de medalhas de honra do Município aos autarcas que exerceram o cargo de presidente nos diversos órgãos autárquicos após a instauração do poder local democrático e até setembro de 2021.
Na habitual sessão solene que decorreu, ontem, no Cineteatro Vianense, foi dada a palavra ao poder local, representado pela Assembleia Municipal, Câmara Municipal e Partidos Políticos, com a presença do presidente da Assembleia Municipal, Estevão Pereira, do presidente da Câmara, Luis Miguel Duarte, e representantes das várias forças políticas do concelho – Cecília Lopes, pelo PSD, Joaquim Viegas, pelo PS, e Rosa Barros, pelo PCP.
No seu discurso, o presidente da Câmara, saudou a população do concelho, salientando a importância de “permanecermos vigilantes e ativos na defesa da democracia, especialmente num contexto global onde observamos um preocupante ressurgimento de regimes autoritários”. O autarca, disse ainda ser importante manter viva a memória do 25 de abril, mostrando aos mais jovens “os perigos do absolutismo e o valor inestimável da liberdade”.
Luis Miguel Duarte garantiu, ainda, que o executivo tem como prioridade a educação, a saúde, a segurança, a habitação, a área social e os direitos dos trabalhadores. E aproveitou a ocasião para enumerar alguns projetos que estão a decorrer, nomeadamente a requalificação da Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa, orçada em perto de 4.000.000,00 € (quatro milhões de euros), comparticipada pelo FEDER (85%), pelo Orçamento de Estado (7,5%) e pelo Município de Viana do Alentejo (7,5%). O presidente da Câmara referiu ainda a construção das novas unidades de saúde de Aguiar e de Alcáçovas, cujo concurso foi lançado no início do mês, bem como o novo quartel da GNR e a requalificação do atual bairro das casas pré-fabricadas de Aguiar, cujo projeto está em execução.
Durante a sessão, o autarca revelou que o executivo está a apreciar os avisos do Portugal 2030 que atribuem os fundos por áreas de atividade, para o possível enquadramento de alguns projetos, nomeadamente um Centro de Estudo da Olaria e Cerâmica e uma incubadora de empresas a instalar no Mercado de Alcáçovas.
Para além da sessão solene, o dia 25 de abril ficou marcado por um conjunto de atividades que se iniciaram com o formal hastear da bandeira nas três freguesias e que incluiu ainda a corrida da liberdade, o almoço da liberdade, o momento alusivo ao encontro As Portas que Abril Abriu com eleitos do Poder Local Democrático, a malha na vila e o espetáculo Dançar Abril.