V Encontro junta empresários em Viana do Alentejo
Atualizado em 03/09/2020No passado dia 30 de junho, o Município de Viana do Alentejo juntou na Quinta do Cerrado, em Viana do Alentejo, cerca de 40 empresários do concelho para um encontro subordinado ao tema “Apoios ao desenvolvimento e empreendedorismo”.
Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo agradeceu “o trabalho efetuado diariamente pelos empresários em prol do desenvolvimento do concelho”. Independentemente das dificuladades de um período de crise que ainda não terminou, Bengalinha Pinto deixou uma mensagem de esperança no futuro uma vez que considera que este novo quadro comunitário é mais favorável às empresas, apesar de muito atrasado. O autarca elencou ainda vários projetos do Município os quais vão alavancar também toda a atividade empresarial privada do concelho.
O encontro abordou os apoios no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020), o SI2E- sistema de incentivos ao empreendedorismo e ao emprego que tem como objetivo apoiar projetos de criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas, até 49 trabalhadores, criadas há mais de 5 anos, com criação líquida de emprego. As candidaturas que apresentem um investimento com um custo elegível até 100 mil euros têm como promotoras a Associação Terras Dentro, ao passo que as candidaturas com um investimento superior a 100 mil euros e até 235 mil euros tem como entidade a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.
Também a nova medida – Contrato Emprego, lançada em janeiro de 2017 pelo IEFP, e ainda a criação do próprio emprego estiveram em cima da mesa. Esta nova medida visa a integração de candidatos inscritos no IEFP há 6 meses consecutivos.
Foram ainda abordados temas como o turismo e a sua promoção externa e a Linha Capitalizar da Caixa Geral de Depósitos, destinada a micro (até 25 mil euros) e pequenas empresas (até 50 mil euros).
No final do encontro, o Município de Viana do Alentejo atribuiu a medalha de honra à Casa Maria Vitória, uma pequena e média empresa considerada de Excelência, sedeada em Alcáçovas, e uma das principais empregadoras do concelho, que representa a continuidade da tradição doceira local, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento do território.
O encontro terminou à volta da mesa, com um almoço convívio entre os vários empresários.