Romaria a Cavalo Moita –Viana do Alentejo foi um sucesso
Atualizado em 04/09/2020Terminou com uma homenagem ao cante alentejano a 15º edição da Romaria a Cavalo que ligou os concelhos da Moita e de Viana do Alentejo entre os dias 22 e 26 de abril, e que teve como padrinho o ator João Catarré que esteve presente na chegada dos romeiros.
Aos mais de 350 romeiros inscritos à partida na Moita, muitos outros se juntaram ao longo do percurso de 150 quilómetros até chegarem a Viana do Alentejo, onde foram recebidos por milhares de visitantes.
Para o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, o número de pessoas que todos os anos assistem à chegada da Romaria demonstra “o bom trabalho que a Comissão Organizadora, da qual fazem parte as Câmaras da Moita e de Viana do Alentejo, a Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e a Associação Equestre de Viana do Alentejo, vem fazendo de ano para ano, quer em termos de percurso e logística, quer ainda na sua divulgação e promoção”. Bengalinha Pinto garante que “de ano para ano a Romaria tem vindo a crescer, não só no número de participantes/romeiros, mas também em termos de qualidade”. Os prémios que a Romaria a Cavalo tem alcançado nos últimos anos não deixa ninguém indiferente. O autarca acredita que esta visibilidade traz “mais responsabilidade à Comissão organizadora que, de ano para ano, procura melhorar o evento através de um investimento criterioso mas cada vez mais eficaz”.
E, para o sucesso desta romaria contribuiu também o programa cultural que o município de Viana do Alentejo preparou ao longo do fim de semana e que aliou o cante alentejano, a dança, a música e, nesta edição do certame, pela primeira vez, a apresentação de um espetáculo equestre, no sábado, 25, pelos alunos do Centro Hípico da Herdade da Mata. Um espetáculo que aliou a beleza do cavalo lusitano à música e dança. Nem a chuva que caiu na altura fez arredar pé o muito público presente.
O Concurso Janelas, Varandas e Montras Engalanadas na Chegada da Romaria com o objetivo de embelezar a vila para receber os romeiros e os visitantes também contribuiu para o êxito desta edição. Este ano o concurso que apresentou duas novidades – duas zonas a concurso e 5 prémios para cada zona – registou 22 inscrições. Também o Clube das Artes da Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa se juntou a esta romaria. Em parceria com o Município desenvolveu um conjunto de trabalhos inseridos no projeto “A Escola e a Romaria”, que consistiu na criação de imagens de cavalos em madeira utilizando a pintura, a fotografia e a aplicação de diferentes tipos de papel. Os trabalhos foram colocados em locais estratégicos da vila, onde puderam ser apreciados durante a romaria.
Em termos religiosos o destaque vai para a procissão que percorreu as ruas da vila, no sábado, à noite, e ainda para a procissão que, no domingo, ligou o centro da vila ao santuário, seguida de missa campal.