“Praça Unesco” na Feira do Chocalho 2017
Atualizado em 03/09/2020Em Alcáçovas abre as portas ao público na próxima sexta-feira, dia 21 de julho, a Feira do Chocalho, que se prolonga até domingo, dia 23, promovida pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, em parceria com várias associações e entidades locais.
Nesta edição, o Município de Viana do Alentejo criou um espaço dedicado às distinções nacionais do Património Cultural Imaterial reconhecidas pela UNESCO, a que deu o nome de “Praça Unesco” e onde vão estar representadas a falcoaria, o fado, a dieta mediterrânica, o cante alentejano, o fabrico de chocalhos e a olaria preta de Bisalhães. Presentes vão estar os Municípios de Salvaterra de Magos, com a falcoaria, e de Tavira, com a dieta mediterrânica.
Tal como na edição anterior, vão marcar presença na feira cerca de 50 expositores das mais variadas áreas, com realce, naturalmente, para o artesanato, incluindo o fabrico de chocalhos, classificado em 2015 como património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente pela Unesco, distinção que veio permitir a continuidade e a salvaguarda desta arte secular, apostando também na inovação e promoção junto de novos mercados turísticos, sabendo que a identidade é determinante na diferenciação de um destino ou até mesmo de novos mercados e produtos. Esta distinção permitiu ainda uma maior visibilidade do concelho nas mais variadas vertentes, nomeadamente de todo o seu património, quer material quer imaterial.
Ciente que os valores patrimoniais são um fator decisivo para o progresso e para a afirmação de qualquer região, o Município de Viana do Alentejo tem vindo a apostar no reforço das ações de promoção do seu património em certames regionais e nacionais. O objetivo é que o concelho deixe de ser um ponto de passagem e se torne um destino. E, para isso, é necessário apostar em elementos diferenciadores como o fabrico de chocalhos, a olaria, a doçaria ou até mesmo em eventos que possam atrair visitantes.