Polo de Viana do Alentejo da Universidade Sénior faz 7 anos
Atualizado em 03/09/2020O Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora comemorou no passado dia 8 de maio, o seu 7º aniversário.
A data vai ser assinalada no dia 19 de maio, sexta-feira, a partir das 15h00, no Cineteatro Vianense, com um conjunto de atividades que inclui música, teatro e a inauguração de uma exposição de trabalho de alunas dos cursos de bordados de Viana do Alentejo e Alcáçovas.
Na sessão de abertura marcada para as 15h00, vão estar para além do presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, representantes dos Polos da Universidade Popular Túlio Espanca (UPTE/UÉ) e o diretor da UPTE/UÉ, Bravo Nico. Às 15h15, o Grupo de Teatro de Alcáçovas do Polo de Viana da UPTE/UÉ apresenta a peça “Velhos são os Trapos”. Já às 16h15 é a vez da atuação do Grupo Académico Seistetos, seguido da Tuna Popular do Polo de Viana do Alentejo da UPTE/UÉ. Ao final da tarde, pelas 18h00, é inaugurada no antigo Posto de Turismo de Viana a exposição “Do ponto de antigamente aos bordados do presente”, da responsabilidade das alunas dos cursos de bordados.
De salientar que no ano letivo em curso, o Polo de Viana do Alentejo tem mais de 200 alunos inscritos, muitos deles em mais que uma área. Para além do Clube de Saúde Sénior e da Hidroginástica, os alunos do Polo de Viana do Alentejo dispõem de mais 8 cursos – alfabetização, língua inglesa, informática sénior, grupo de teatro sénior, oficina de bordados e costura, história e cultura local e saúde e socorrismo. As atividades são ministradas por voluntários e colaboradores do Município que despendem do seu tempo para partilhar conhecimento e potenciar as aprendizagens que os alunos fizeram ao longo da vida.
Das várias áreas que o Polo proporciona, um dos destaques vai para o Clube de Saúde Sénior criado em 2010 e considerado um projeto-piloto. Dinamizado pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo tem como parceiros a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), a Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo e a Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas. O Clube que tem como público-alvo os seniores com autonomia no quotidiano, visa retardar os efeitos do envelhecimento numa população predominantemente rural e ainda atuar na prevenção da doença e promoção da saúde através da prática de exercício físico. Em 2012, o Clube de Saúde Sénior alcançou o 1º lugar nos Prémios “Hospital do Futuro” na categoria “Autarquias” e, em 2013, voltou a alcançar o 1º lugar, desta feita, na categoria “Reconhecimento Social”.
O Polo de Viana do Alentejo da Universidade Sénior tem como parceiros a GNR – Escola Segura, a Universidade de Évora, as Juntas de Freguesia do Concelho, a Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas, a Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo, o Banco Local de Voluntariado e o Maestro Christopher Bochmann, diretor da Escola de Música da Universidade de Évora.
Já este ano foi criada a Tuna da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora (UPTE/UE) – Polo de Viana do Alentejo, que conta com 50 seniores das três freguesias do Concelho.