Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular faz 7 anos
Atualizado em 03/09/2020O Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora comemorou no passado dia 8 de maio, o seu 7º aniversário.
A data foi assinalada no passado dia 19 de maio, no Cineteatro Vianense, com um conjunto de atividades que incluiu música, teatro e a inauguração de uma exposição de trabalho de alunas dos cursos de bordados de Viana do Alentejo e Alcáçovas.
Na sessão de abertura o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, enalteceu o trabalho que tem sido efetuado pelo Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora que, de ano para ano, regista um maior número de alunos, de cursos e de voluntários envolvidos no projeto. O autarca considera ainda que a Universidade Popular “é o maior e melhor promotor do envelhecimento ativo”. Exemplo disso foi a criação, já este ano, da Tuna da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora (UPTE/UÉ) – Polo de Viana do Alentejo, que conta com 50 seniores das três freguesias do Concelho e estreou no passado dia 17 de maio, em Évora.
Também o diretor da UPTE/UÉ, Bravo Nico mostrou-se satisfeito com os resultados alcançados pela Universidade Popular, o maior projeto de educação popular do país, “que junta o conhecimento mais científico com o conhecimento mais maturado e experiente”. Um projeto que tem já 5 polos (Viana do Alentejo, Portel, Alandroal, Escola Comunitária de São Miguel de Machede e Canaviais) e envolve a participação de mais de 1000 pessoas de todas as idades, e que pode, já este ano, ser alargado ao Município de Barrancos.
A tarde foi dedicada ao teatro com a apresentação por parte do Grupo de Teatro de Alcáçovas do Polo de Viana da UPTE/UÉ da peça “Velhos são os Trapos” e à música com a atuação do Grupo Académico Seistetos e da Tuna Popular do Polo de Viana do Alentejo da UPTE/UÉ. Ao final da tarde foi ainda inaugurada no antigo Posto de Turismo de Viana a exposição “Do ponto de antigamente aos bordados do presente”, da responsabilidade das alunas dos cursos de bordados, e que pode ser visitada até dia 21 de junho.
O Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora tem como parceiros a GNR – Escola Segura, a Universidade de Évora, as Juntas de Freguesia do Concelho, a Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas, a Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo, o Banco Local de Voluntariado e o Maestro Christopher Bochmann.