Obra do Centro Histórico de Alcáçovas já começou
Atualizado em 03/09/2020Teve início dia 14 de setembro, quinta-feira, a obra do Centro Histórico de Alcáçovas, depois do Tribunal de Contas ter visado o contrato de empreitada da obra.
A intervenção está orçada em cerca de 1.100.000€ (um milhão e cem mil euros) no âmbito do novo Programa Regional Alentejo 2020, inserido no PAMUS – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável.
O projeto visa requalificar áreas contínuas do Centro Histórico em duas fases distintas, numa extensão de 1,8 km. A primeira fase que abrange o espaço público que irradia da Praça da República até ao Largo da Igreja Matriz e ao conjunto do Palácio Fragoso – Barahona, Torre do Relógio e edifício do antigo cinema, pretende requalificar os acessos pedonais garantindo a existência de percursos acessíveis, inclusivos e seguros aos principais serviços e equipamentos públicos.
A operação visa também a melhoria da qualidade do ambiente urbano nas suas diferentes vertentes, bem como a regeneração das redes de infraestruturas, nomeadamente a rede de abastecimento de água, rede de saneamento de águas residuais, rede elétrica e telecomunicações.
Esta obra insere-se na estratégia do Município de melhorar o ambiente urbano dos Centros Históricos das 3 vilas do concelho. Deste modo, pretende-se que os Centros históricos se tornem mais atrativos para os eventuais investidores e proporcionem uma melhor qualidade da vida aos residentes.