Município de Viana do Alentejo assinalou os 42 anos do 25 de abril
Atualizado em 04/09/2020O Município de Viana do Alentejo assinalou os 42 anos do 25 de abril com uma sessão solene, marcada pela poesia e pelo cante alentejano.
Na sessão estiveram presentes, para além do presidente da Assembleia Municipal, António Sousa e do presidente da Câmara, Bengalinha Pinto, representantes das várias forças políticas no concelho – André Correia, pelo PSD, João Penetra, pelo PCP, e Joaquim Viegas, pelo PS.
Numa altura em que se assinalam os 42 anos da revolução dos cravos e passam 40 anos da Constituição da República e das primeiras eleições autárquicas, o presidente do município afirmou durante o seu discurso que “o Poder Local Democrático foi uma das conquistas de abril“, e que este tem sabido conviver bem com as diferenças ideológicas emanadas pelos diversos partidos políticos.
Bengalinha Pinto lembrou ainda que devido às grandes dificuldades que o País tem vindo a atravessar, os recursos financeiros transferidos para as autarquias “têm sido insuficientes para fazer face às necessidades das populações“. Apesar disso, o investimento tem vindo a ser feito para melhorar a vida da população e para o futuro sustentado do concelho. E deu como exemplos recentes a inscrição do fabrico dos chocalhos na lista do Património Imaterial da Unesco e a requalificação do Paço dos Henriques, em Alcáçovas. O autarca revelou ainda que este executivo conseguiu realizar “no mandato anterior, o maior investimento material de sempre num mandato autárquico“.
Perante uma plateia atenta, o autarca deixou a garantia deste executivo continuar a trabalhar em prol do desenvolvimento do concelho e revelou alguns dos projetos que têm em mãos: o Centro Social/Comunitário de Aguiar, a requalificação dos centros históricos (2ª fase em Viana do Alentejo), a requalificação do Jardim do Rossio e da envolvente ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, a candidatura do Montado a Património da Humanidade, o Projeto-piloto de Desenvolvimento de Mármores de Viana, o projeto e percursos pedestres denominado “Grande Rota do Montado”, a Constituição da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas, entre outros.
Nas comemorações do 25 de abril, o destaque a nível cultural vai para o espetáculo com Luís Galrito e Os Canto Livre, no Cineteatro Vianense, e o visionamento do filme “Selma – A Marcha da Liberdade”. Em Alcáçovas a Junta de Freguesia realizou o espetáculo “Sentir abril nos sons do Povo” e, em Aguiar, houve animação musical seguida de churrasco, numa iniciativa da responsabilidade da Junta de Freguesia local e do Município de Viana do Alentejo.
Em termos desportivos o destaque vai para a caminhada de abril que ligou as três freguesias ao Monte do Sobral e que contou com a participação de 200 inscritos, o Peddy-paper da Liberdade, em Alcáçovas, organizado pela Junta de Freguesia, a Corrida da Liberdade, em Aguiar, da responsabilidade da Junta de Freguesia e o Torneio de Futsal “Bairros do Concelho”.
Ainda no âmbito destas comemorações, a Assembleia Municipal de Viana do Alentejo reúne no Monte do Sobral, no próximo dia 29 de abril, pelas 21h30, um local histórico e emblemático, palco da reunião que deu origem ao movimento dos Capitães de abril.