Milhares esperados na Feira D’Aires 2017 em Viana do Alentejo
Atualizado em 03/09/2020É já no dia 22 de setembro, que Viana do Alentejo acolhe mais uma edição da centenária Feira D’Aires, um certame que, durante quatro dias, pretende ser um espaço privilegiado para a mostra de atividades económicas, nomeadamente do tecido empresarial da região.
Organizado pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio das juntas de freguesia do concelho, o certame comemora nesta edição 266 anos de história.
Participam no certame cerca de 70 expositores dos mais variados setores de atividade (serviços, artesanato, indústria, lazer, queijos, doçaria, olaria, etc.). A par das atividades económicas que vão ficar instaladas no pavilhão de exposições/atividades económicas, a feira tem ainda mais dois pavilhões, um dedicado à gastronomia e um outro para os espetáculos. Pelo palco principal vão passar nomes como Matias Damásio, dia 22, Anselmo Ralph, dia 23, VIII Festival de Folclore Feira D’Aires, dia 24, às 18h00, e a encerrar o certame, Ana Moura, dia 25. Todos os concertos a partir das 22h00.
Pelo palco instalado na tenda da gastronomia vão passar a dança, o cante alentejano, o IV Festival de Acordeão, organizado pela Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Viana do Alentejo e o Encontro de Música Popular “Alentejo é nossa terra”, realizado pela Associação Seara Nova.
Destaque ainda para o 17º Grande Prémio de Atletismo Feira D’Aires Luís Filipe Branco, que decorre no domingo, a partir das 8h15, no recinto da feira e na malha urbana da vila, promovido pelo Município de Viana do Alentejo, Clube da Natureza de Alvito e Sporting Clube de Viana do Alentejo / Luís Branco Running Team. E ainda para a caminhada promovida pelo Município de Viana do Alentejo e o projeto Alcáçovas Outdoor Trails.
Para os aficionados da festa brava, realce para a XI Corrida de Toiros realizada pela Associação Equestre de Viana do Alentejo, no domingo, a partir das 16h00. Em palco vão estar os cavaleiros Luís Rouxinol, Sónia Matias e António Telles Bastos e os Grupos de Forcados Amadores de Évora e S. Manços e Real Grupo de Moura.
Para além do programa cultural e desportivo, o destaque vai também para o cariz religioso do certame, cujo ponto alto é a procissão no domingo, à tarde.