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Viana do Alentejo (visitável)
Ao percorrer as páginas da História do Santuário de Nossa Senhora D’Aires, verificamos que sempre foi um espaço de passagem e de encontro da fé católica. Numerosos grupos de peregrinos afluíam na sua fé ao santuário, proveniente de terras como Alvito, Alcácer do Sal, Vidigueira, Cuba, Beja, Torrão, Montemor-o-Novo, Évora, e Vila de Frades, nos períodos festivos de setembro e outubro.
A envolvência do santuário regista a presença romana no espaço com um vicus (unidade territorial) datável do século II d.C, bem como a presença do povo árabe a partir do século VII d.C. Já para o século XVI é referido por algumas fontes históricas a presença de uma ermida, com uma possível ligação à presença templária no território. Esta ermida quinhentista, que é antecedida por um templo paleocristão, vê a sua arquitetura expandida através de um projeto de índole barroca, implementado entre 1743 e 1804, que esteve a cargo do Padre João Baptista, oratoriano de S. Filipe de Neri de Estremoz, tendo como Mestre de Obras Manuel Gomes (Sé de Évora).
A História da Arte considera-o uma das referências do barroco regional, pela erudição do seu programa decorativo, fortemente influenciado pelas obras de Frederico Ludovice e do Barroco mafrense, e pela organização espacial onde se denotam claras influências do trabalho de Gian Lorenzo Bernini na Basílica de São Pedro em Roma, em elementos como o altar, o baldaquino (cúpula sustentada por colunas e que resguarda um altar, um retábulo, uma escultura ou um portal) e o Zimbório (parte mais alta e exterior da cúpula, em forma de torre, em geral circular ou octogonal).
O projeto assenta numa planta de cruz latina esplanada numa única nave longitudinal de três tramos com abóboda de berço na cobertura. No interior, a transcendência do programa decorativo e o foco iluminação centram-se na imagem quinhentista de Nossa Senhora D’Aires (Nossa Senhora da Piedade, segundo a iconografia cristã). A capela-mor institui-se como o espaço mais nobre de todo o conjunto, com destaque para as colunas compósitas de mármore verde, assentes numa arquitetura de planta octogonal enquadrável num estilo de transição entre o barroco e o rococó, encimada por um Zimbório aparência hemisférica.
A Casa dos Milagres constitui em si mesmo uma coleção visitável de arte popular e de devoção: fotografias antigas, vestidos de noiva, tranças de cabelos e alguns dos ex-votos primitivos são testemunhos materiais de épocas e mentalidades de uma fé professante.
Associada a este espaço encontramos dois dos mais emblemáticos eventos culturais de Viana do Alentejo: a feira franca de Nossa Senhora D’Aires, realizada no último fim-de-semana de setembro, instituída pelo alvará de 27 de setembro de 1754, assinado pelo ministro Marquês de Pombal, com a Chancelaria de D. José I, e a Romaria a Cavalo, percurso feito entre a Moita e Viana do Alentejo, através da antiga canada real, que se costuma realizar no último fim-de-semana do mês de abril.
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