Início > Paço dos Henriques
Alcáçovas
Apresentando uma evolução arquitetónica até aos gostos do século XVI, o conjunto arquitetónico do Paço dos Henriques é uma das referências e palco da História de Portugal, encontrando-se associado à assinatura de documentos que vincularam a evolução de acontecimentos e a ascensão de vínculos de sangue que moldaram a posição de primazia de Portugal no mundo: o Tratado de Alcáçovas – Toledo e o Tratado das Terçarias de Moura, ambos a 4 de setembro de 1479, a assinatura do testamento de D. João II e os contratos nupciais do Infante Fernando Duque de Viseu e da Infanta Beatriz de Portugal (pais de D. Manuel I de Portugal), e de D. João II de Castela com a Infanta Isabel de Portugal (pais da rainha conhecida como Isabel “A Católica”).
Espaço historicamente ligado aos Henriques de Trastâmara donatários da vila de Alcáçovas, o Paço e o seu conjunto é hoje um espaço público, albergando no seu interior o Posto de Turismo de Alcáçovas, o polo local da Biblioteca Municipal, salas de exposição e projetos de índole turístico-cultural, como o projeto PAGUS.
O grande destaque vai para o seu Jardim e Capela de Nossa Senhora da Conceição, onde as conchas, búzios e cerâmicas de século XVII dão ao espaço o encanto da serenidade marítima.