Início > Igreja da Misericórdia
Desde o ano de 2013 que a Igreja da Misericórdia de Viana do Alentejo alberga um ciclo de exposições temporárias, no âmbito da parceria entre a tutela (Direção Regional da Cultura do Alentejo) e a Câmara Municipal de Viana do Alentejo.
Privilegiando sempre parcerias com interlocutores locais e regionais, é elaborado anualmente um ciclo de exposições temporárias que procura aproximar os elementos mais tradicionais da região com o interesse de quem visita o nosso concelho.
No seguimento do Projeto de Recuperação, Conservação e Valorização do Castelo de Viana do Alentejo por parte da Direção Regional da Cultura do Alentejo e do protocolo de cooperação celebrado entre as duas entidades, ficou acordado, entre outros parâmetros, a instituição de um ciclo de exposições temporárias a realizar na Igreja da Misericórdia de Viana do Alentejo.
O edifico em si, parte do conjunto arquitetónico do Castelo de Viana do Alentejo, é um edifício do século XVI, de matriz manuelina, composta por uma nave de corada com painel azulejar polícromo, coro alto e capela mor, cujo acesso é feito pelo exonartex presente no acesso norte ao conjunto.
A museografia utilizada é composta por um conjunto de estruturas de cor branca, e complementada com cavaletes de madeira quando necessário e de acordo com a exposição a implementar, de forma a seja simultaneamente disponibilizado ao visitante o usufruto do espaço igreja e do espaço expositivo com o mínimo de conflito possível.
De 2013 ao presente, exposições de fotografia, pintura, cerâmica e de outras naturezas têm contribuído para a divulgação e promoção do património cultural versado sobre o Alentejo e as suas multifacetadas manifestações, sendo esta a sua linha de programação por excelência.
Colocando em destaque os artistas e detentores do conhecimento locais e regionais, procurando também dar expressão a projetos de valorização cultural, o ciclo de exposições temporárias que se desenvolve anualmente neste espaço é hoje uma das referências expositivas no território concelhio, tal como atestam as afluências às inaugurações e o número de visitante.