José Cid encheu Feira do Chocalho 2016
Atualizado em 04/09/2020O recinto da Feira do Chocalho, em Alcáçovas, encheu no passado sábado para assistir ao concerto de José Cid, um espetáculo que juntou na plateia várias gerações.
O cantor, um dos nomes mais marcantes da música portuguesa subiu ao palco acompanhado pela Big Band para um concerto que revisitou alguns dos temas conhecidos do grande público.
Em termos musicais, outro dos destaques foi o espetáculo “Quando o cante e o fado se encontram nas paisagens sonoras” que juntou em palco três manifestações património da humanidade: o fado, classificado em 2011, o cante alentejano, em 2014, e o fabrico do chocalho, em 2015. Em palco estiveram a Banda da Sociedade União Alcaçovense, com o chocalhofone, o cante alentejano com os Malha Vacas e o fado nas vozes de Rute Belga e Rui Canelas.
A noite de sexta-feira foi dedicada ao cante alentejano com os grupos da freguesia – Grupo Coral dos trabalhadores de Alcáçovas, Grupo Coral Feminino Paz e Unidade de Alcáçovas, Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas e Grupo Coral Tertúlia dos Amigos do Cante, um grupo de jovens formado em novembro passado.
Mas, nem só de música se fez a Feira do Chocalho. Perto de 30 expositores das mais variadas áreas, com destaque para o artesanato, marcaram presença no certame que teve exposições, tasquinhas, feira franca, arte equestre e tauromáquica e a conferência “Projeto PAGUS: O fabrico de chocalhos, a Unesco e a globalização de Alcáçovas” apresentada pelo antropólogo Paulo Lima, no Centro Cultural de Alcáçovas, na passada sexta-feira. Em cima da mesa esteve a partilha dos 6 anos de trabalho e vivências que conduziram à classificação do fabrico do chocalho como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente, pela Unesco. Após a conferência teve lugar uma mesa redonda que abordou o papel do pastoreio no mundo global.
Destaque ainda para o sucesso do Summer Spot, um espaço criado pela Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense direcionado para a camada jovem, por onde passaram nomes como os do Dj Tape, No Maka, Dj Tiago Miguel, Meninos da Vadiagem e Dj Dudaz.
Ao longo da feira a Associação Tauromáquica Alcaçovense promoveu um leque de atividades equestres e taurinas que inclui variedades taurinas, garraiada e o III Passeio a Cavalo “Miguel Grave”.
Houve ainda uma demonstração da Brigada Cinotécnica da GNR e o I Concurso Regional de Alcáçovas do Rafeiro Alentejano, no picadeiro, organizado pela Associação de Criadores do Rafeiro Alentejano. De realçar, mais uma vez, a presença do projeto “Leva-me contigo” que pretendeu promover a adoção de animais que se encontram no canil municipal. Num fim de semana repleto de atividades, destaque ainda para a Sunset Chocalhos Run que registou um total de 52 inscritos que tiveram a oportunidade de percorrer algumas artérias da freguesia.
A Feira do Chocalho 2016 foi organizada pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, em parceria com várias associações e entidades locais.