Feira do Chocalho 2015 apostou numa nova imagem
Atualizado em 04/09/2020Terminou com êxito no passado domingo, dia 26, mais uma edição da Feira do Chocalho que nesta edição apresentou um novo layout baseado em três grandes áreas temáticas: arte chocalheira, arte equestre e arte tauromáquica.
O destaque vai para o I Colóquio Internacional Paisagens Sonoras que na sexta-feira, juntou na Casa Santos Murteira, alguns dos maiores especialistas nacionais e estrangeiros no fabrico, na história e no folclore associado às artes dos sinos, das campainhas e dos chocalhos. O colóquio, coordenado pelo antropólogo Paulo Lima, surgiu no âmbito da candidatura do fabrico dos chocalhos à Lista do Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente, cuja decisão será conhecida em novembro. Durante o colóquio foi ainda apresentado o logotipo da candidatura e uma medalha alusiva. O evento contou ainda com um concerto do Carrilhão Lusitanus de Constância.
Outro dos pontos altos do certame foi a inauguração da feira e do Picadeiro “Núncio”, na passada sexta-feira, criado pelo Município de Viana do Alentejo, pela Junta de Freguesia de Alcáçovas e pela Herdade da Mata, para a prática da atividade equestre, numa homenagem ao Mestre João Branco Núncio e à sua família com raízes locais e forte tradição equestre e tauromáquica. Presentes na cerimónia estiveram o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, a presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Sara Pajote, em representação da Turismo do Alentejo e Ribatejo, Pedro Lancha, o responsável pela Herdade da Mata, Jorge Talmon, em representação da Associação Tauromáquica Alcaçovense, Francisco Mestre e ainda representantes da Família Núncio, Francisco Núncio e Maria Beatriz Núncio, que agradeceram a homenagem e o reconhecimento efetuado pelas várias entidades.
Na feira, na rua dedicada aos chocalhos, para além dos chocalheiros de Alcáçovas estiveram presentes chocalheiros dos Açores e também de Estremoz.
Em termos musicais passaram pelo palco os fadistas José Gonçalez, Joana Amendoeira e Filipa Cardoso, no sábado. Houve ainda Cante Alentejano pelos grupos da freguesia, Cavaquinhos do Alentejo, a atuação da Banda da Sociedade União Alcaçovense, “Os Alentejanos de Serpa” e ainda o Grupo de Cantares Populares Seara Nova.
A Associação Tauromáquica Alcaçovense promoveu um leque de atividades equestres no decorrer da feira – festival taurino, garraiada e o II Passeio a Cavalo “Miguel Grave”. Também a Herdade da Mata realizou no picadeiro demonstração de aulas do Centro Hípico, demonstração de atrelagem, o concurso Traje à Portuguesa e ainda o espetáculo “Equestrian Emotions” que, no domingo, encerrou mais uma edição do certame.
Para além das atividades económicas, nomeadamente o artesanato, de realçar ainda o espaço criança, o projeto “Leva-me contigo” que pretendeu promover a adoção dos animais que estão no canil municipal e a caminhada “Canadas d’Alcáçovas”, organizada pelo Projeto Alcáçovas Outoor Trails.
De realçar, mais uma vez, o sucesso do Summer Spot dinamizado pela Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense e que teve como grande destaque a presença do conhecido Dj MastikSoul, no sábado.