Cante alentejano celebra 10 anos como património da humanidade
Atualizado em 27/11/2024Há 10 anos atrás, a 27 de novembro de 2014, o cante alentejano foi classificado pela Unesco como Património Cultural da Humanidade.
Entoado nos campos e nas tabernas, o cante é uma das principais manifestações da identidade cultural do concelho, um elemento ímpar de identificação da sua história e memória coletiva, passado de geração em geração.
Com a sua inscrição como património da humanidade, assistiu-se no concelho a um crescente entusiasmo à volta do cante que se traduziu numa maior dinâmica dos grupos existentes e o aparecimento de outros.
Reconhecendo a sua importância que vai muito para além da vertente cultural, o Município classificou-o, em 2013, como Património de Interesse Municipal.
Já foram 9 mas, hoje, são apenas 6 os grupos em atividade que continuam a entoar modas antigas, mas tão atuais, trauteadas por pequenos e graúdos. São eles o Grupo Coral “Os Trabalhadores” de Alcáçovas, o Grupo Coral Feminino e Etnográfico Paz e Unidade de Alcáçovas, Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas, Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo, Grupo Coral Velha Guarda de Viana do Alentejo e Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo a quem o Município de Viana presta, hoje, a sua homenagem.
“Domingo, dia 1 de dezembro, serão inaugurados os murais alusivos a esta efeméride em Alcáçovas (15h00), Aguiar (16h00) e Viana do Alentejo (17h00). Estão todos convidados!”