Município de Viana entrega candidatura transnacional à Marca do Património Europeu
Atualizado em 15/12/2020
publicado em 14 de dezembro de 2020
O Município de Viana do Alentejo entregou, no passado dia 9 de dezembro, na Direção Regional de Cultura do Alentejo, a candidatura do Paço dos Henriques, em Alcáçovas, à Marca do Património Europeu (MPE), que abarca mais 6 sítios localizados em outros tantos Estados Membros da União Europeia, que possuem um Património Imaterial similar, onde foram assinados relevantes Tratados de Paz.
A Marca do Património Europeu (MPE), instituída em 2011 pela Decisão n.º 1194/2011/UE do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu, tem como objetivo distinguir sítios que representem um forte valor simbólico europeu e que confiram visibilidade quer à história comum europeia e à construção da União Europeia (UE), quer aos valores europeus e aos direitos humanos que são o sustentáculo do processo de integração europeia.
A candidatura foi apresentada na categoria de “sítio transnacional”, ou seja, um sítio que associa vários sítios localizados em diferentes Estados-Membros que se centram num tema específico e integra, para além do Paço dos Henriques como sítio coordenador, o Conjunto Histórico de Alcañices (Espanha), o Castelo de Trencin (Eslováquia), a Casa da Paz de Vasvár (Hungria), o Mosteiro de S. Francisco de Zadar (Croácia), o Parque da Fonte Histórica de Kaynardzha (Bulgária) e o Museu Nacional Cotroceni de Bucareste (Roménia).
Esta candidatura foi desenvolvida em estreita colaboração entre o Município de Viana e a Associação European Network of Places of Peace com base num Protocolo assinado entre as duas entidades.