28 agosto 2017

Intoxicações no Verão

INEM alerta para cuidados a ter na praia e no campo.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) alerta que na praia e no campo estamos expostos a possíveis intoxicações, sendo muito importante preveni-las.

A este propósito, o INEM dá-nos a conhecer algumas recomendações sobre como atuar em casos de emergência causados pelas intoxicações, quer seja na praia ou no campo.

Intoxicações na praia:

• Se souber da existência de peixe-aranha, use sandálias. Para aliviar a dor provocada pela picada dos peixes-aranha deve recorrer-se ao calor, por imersão do membro afetado em água quente;
  • Evite tomar banho em locais com alforrecas. Nestes casos deverá efetuar uma boa limpeza da zona afetada e controlo da dor;
  • Não apanhe mariscos em áreas poluídas. O seu consumo pode representar um sério risco para a sua saúde.

Muitas pessoas aproveitam esta época do ano para uns dias de descanso, rumando até ao campo. E o campo é fértil em situações que podem provocar intoxicações.

Intoxicações no campo:

• Use sapatos fechados, evitando andar descalço ou de sandálias;
  • Evite contacto com lacraus e víboras, pois têm uma picada venenosa;
  • Não se aproxime das colmeias;
  • Não coma bagas ou sementes de plantas desconhecidas;
  • Não apanhe nem coma cogumelos se não os distingue com toda a segurança;
  • Use os pesticidas cumprindo todas as regras de preparação e aplicação e respeite os intervalos de segurança;
  • Não deixe abandonadas embalagens de pesticida destapadas ou vazias ou vasilhas com resto de caldas.

Em caso de intoxicação, contacte o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do INEM, através do número 808 250 143.

Visite:

INEM – www.inem.pt/