15 maio 2017

Heróis do Sol Saudável

Campanha sensibiliza crianças para os perigos da exposição solar.

A campanha «Heróis do Sol Saudável», da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), regressa às escolas de todo o país. Esta iniciativa visa sensibilizar mais de meio milhão de crianças para os perigos de uma exposição solar incorreta.

O projeto, que conta com o apoio da Direção-Geral da Educação (DGE), arranca no dia 8 de maio, na Escola Básica Adriano Correia de Oliveira, em Lisboa, e seguirá para as escolas do 1.º ciclo do ensino básico, públicas e privadas, de todo o país.

"Depois de quatro anos de sucesso desta iniciativa, pretende-se que as crianças sejam os grandes embaixadores desta causa da proteção solar e que sejam os verdadeiros «Heróis do Sol Saudável», refere a LPCC.

O Presidente da LPCC, Vítor Veloso, esclareceu que esta campanha «tem como intenção fazer compreender que o sol é necessário para a saúde, mas tem perigos» que é preciso prevenir.

De acordo com o oncologista, «a prevenção primária tem de ser repetida vezes sem conta», adiantando que esta iniciativa, dirigida este ano a crianças dos 8 aos 12 anos, pretende sensibilizar os mais pequenos para os cuidados que devem ter para evitar situações de perigo.

«Vamos lembrar-lhes que devem andar de t-shirt, usar boné, óculos escuros, e que devem colocar protetor solar, com fator entre 30 e 50, várias vezes durante o período de exposição ao sol.»

Dados divulgados pela LPCC referem que 53% dos portugueses só aplicam protetor quando sentem a pele a queimar e 40% não renovam a aplicação.

A este propósito, Vítor Veloso alertou que «o protetor não serve para o dia inteiro», devendo «ser renovado pelo menos de duas ou de três em três horas».

Lembrou ainda os perigos que a exposição solar representa para as crianças, advertindo que estas não estão livres de ter cancro de pele, tendo sido já detetados alguns casos.

O cancro de pele é geralmente causado pela exposição excessiva à radiação ultravioleta (UV), sendo mais comum em crianças com pele clara e sardenta, porque estas crianças têm um fotótipo muito sensível, devendo por isso ser reduzida ao mínimo a sua exposição ao sol.

«Não se pode esquecer que as crianças até aos 3 anos não devem ser expostas à luz solar», principalmente «nas horas mais perigosas», entre as 11h30 e as 15h30», sublinhou Vítor Veloso.

O Presidente da LPCC salientou ainda que a adoção de comportamentos responsáveis «poderá evitar os 10 mil novos casos de cancro da pele que todos os anos aparecem e que são uma preocupação».

Fonte: www.lusa.pt

Para saber mais, consulte:

Liga Portuguesa Contra o Cancro – http://www.ligacontracancro.pt/