06 junho 2017

Dia Mundial Sem Tabaco

Tabaco mata 20 mil fumadores por dia.

Dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que os cigarros matam mais de sete milhões de pessoas por ano, 583 mil por mês, 19.200 por dia. Segundo o relatório da OMS, os números de mortes devidas ao tabaco aumentaram em três milhões desde o início do século, quando os cigarros matavam anualmente quatro milhões de pessoas. Só na Europa, o tabaco é responsável pela morte de 1,2 milhões de pessoas em cada ano.

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia salienta ainda que os fumadores têm em média menos dez anos de vida do que os não fumadores e que o tabaco é responsável por 25% a 30% da totalidade de cancros, por 80% das doenças pulmonares crónicas obstrutivas e por 90% dos cancros do pulmão. Atualmente, o tabaco é a principal causa evitável de doenças não transmissíveis e mata metade dos fumadores, segundo a OMS.

No Dia Mundial do Tabaco, que se assinala a 31 de maio, a OMS pretende ver proibida a promoção de produtos de tabaco e o aumento dos preços como forma dissuasora.

Esta data, que se celebra desde 1987, visa sensibilizar e alertar a população para os malefícios do tabaco e para a necessidade de proteger os que não fumam.

Recentemente, o Governo apresentou à Assembleia da República uma proposta de alteração da lei do tabaco, que equipara novos produtos de tabaco (cigarros eletrónicos ou tabaco aquecido) ao tabaco tradicional, para efeitos de restrições de locais de uso, por exemplo, e proíbe o consumo junto de locais como escolas ou hospitais, ainda que ao ar livre.

Fonte: www.lusa.pt