02 abril 2017

Hiperligações Saudáveis

 

1.       INEM

www.inem.pt

 hipinem.png

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).

LIGUE 112

Em caso de acidente ou doença súbita ligue 112

A chamada é gratuita e está acessível de qualquer ponto do país a qualquer hora do dia.

 
O 112 é o Número Europeu de Emergência, sendo comum, para além da saúde, a outras situações tais como incêndios, assaltos ou roubos. As chamadas efetuadas para o 112 são atendidas pela PSP e pela GNR, nas Centrais de Emergência. O 112 canaliza apenas para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM as chamadas que à saúde digam respeito.

A sua colaboração é fundamental:

Faculte toda a informação que lhe for solicitada, para permitir um rápido e eficaz socorro às vítimas.

Informe, de forma simples e clara:

  • O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
  • O número de telefone do qual está a ligar;
  • A localização exata e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência;
  • O número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;
  • As queixas principais e as alterações que observa;
  • A existência de qualquer situação que exija outros meios para o local, por exemplo, libertação de gases, perigo de incêndio, etc.

    Depois de feita a triagem da situação

    Os operadores dos CODU indicam-lhe a melhor forma de proceder, enviando - se necessário - os meios de socorro adequados.
     
    Lembre-se que as ambulâncias do INEM deverão ser apenas utilizadas em situação de risco de vida iminente.

     No caso de não ser necessário enviar uma ambulância do INEM são dadas todas as informações sobre a melhor forma do doente ser transportado para as unidades de saúde adequadas.

    Desligue o telefone apenas quando o operador indicar

    Da próxima vez que ligar 112 lembre-se:

    As chamadas desnecessárias sobrecarregam o sistema, pondo em perigo de vida aqueles que realmente precisam de ajuda imediata. Os falsos alarmes afetam a capacidade de resposta às verdadeiras emergências.
     

2.       Saúde 24

www.saude24.pt

hipsaud24.png 

A Linha Saúde 24 é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa responder às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, contribuindo para ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes através do encaminhamento dos Utentes para as instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde mais adequadas.  

O Saúde 24 contribui para a prestação de cuidados de saúde aos Cidadãos, facilitando o respectivo acesso a informação e aos Serviços de Saúde do SNS, mediante um serviço de elevado valor para o Utente.

 

O atendimento é efectuado por enfermeiros qualificados e devidamente formados para dar o melhor aconselhamento/encaminhamento ou ajudar o Cidadão a resolver a situação por si próprio.

 

A plataforma de atendimento multicanal permite prestar os seguintes serviços:

                                                        

• Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento em situação de doença, acessível através do telefone 808 24 24 24 (custo chamada local), ou via chat para pessoas com necessidades especiais;

 

• Aconselhamento Terapêutico para esclarecimento de questões e apoio em matérias relacionadas com medicação, através do telefone 808 24 24 24 (custo chamada local);

 

 Assistência em Saúde Pública, nomeadamente temas relacionados com a Gripe, Verão/Calor e Emergências/Intoxicações, acessível através do telefone 808 24 24 24 (custo chamada local), formulário de contacto, correio electrónico e fax;

 Informação Geral de Saúde, nomeadamente a localização das unidades de saúde englobadas na rede de prestação do Serviço Nacional de Saúde, bem como farmácias, acessível através do telefone 808 24 24 24 (custo chamada local), formulário de contacto, correio electrónico e fax.

Todos os dias, 24 horas por dia, basta ligar o 808 24 24 24 e entrará em contacto com Profissionais de Saúde qualificados e especialmente formados que lhe darão os melhores conselhos sobre a forma de lidar com a sua situação de saúde em particular. Seja ajudando-o a resolver o problema você mesmo ou encaminhando-o para o serviço de saúde mais adequado.

Há momentos em que a saúde tem tudo a ver com o telefone.

- Serviço Nacional de Saúde

Saúde 24. O número que o liga à Saúde.

 

3.       Área do Cidadão – Portal do Serviço Nacional de Saúde

www.sns.gov.pt

hipsud2.png 

O Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é uma plataforma que dá acesso a um vasto conjunto de informações e serviços on-line disponibilizados pelas instituições que integram o SNS e restantes entidades do Ministério da Saúde.

O Portal está acessível a todos os cidadãos desde 1 de Fevereiro de 2016 através do link www.sns.gov.pt, organizado nas áreas principais: SNS, Institucional, Cidadão, Profissional, incluindo indicadores de acesso, qualidade, eficiência e transparência.

Num único local, toda a sua informação de saúde.

Aceda e registe-se na Área do Cidadão!

Pode marcar consultas, renovar medicação crónica, visualizar o guia de tratamento, entre outras funcionalidades.

 

Útil, simples e próximo de si!

Saber Mais!

 

4.       Testamento Vital

snot3.png 

O que é o Testamento Vital?

O Testamento Vital é um documento onde o cidadão pode inscrever os cuidados de saúde que pretende ou não receber e permite também a nomeação de um procurador de cuidados de saúde.

Como preencher o Testamento Vital?

Para simplificar o processo, o cidadão pode aceder Área do Cidadão, descarregar o formulário com o modelo de diretiva antecipada de vontade, preencher e entregar no agrupamento de centros de saúde, ou na unidade local de saúde, da sua área de residência.

Desta forma, o Testamento Vital será registado num sistema informático da saúde, o RENTEV.

O RENTEV é o Registo Nacional do Testamento Vital e mantém atualizada a informação relativa aos testamentos vitais, assegurando a sua disponibilização atempada, quando for necessário.

Como consultar o Testamento Vital?

Num contexto de urgência ou de tratamento específico, o médico assistente poderá consultar o Testamento Vital do utente, através do Portal do Profissional, garantindo assim que a vontade anteriormente expressa é cumprida.

O próprio utente pode, através da Área do Cidadão, verificar se o seu Testamento Vital está correto, ativo, dentro do prazo, acompanhando todos os acessos feitos pelos médicos.

 

Para saber mais, consulte:

Saber mais sobre o Testamento Vital.

SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde – http://spms.min-saude.pt/

DOCUMENTOS ASSOCIADOS

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |