Regime de Fruta Escolar

​O Regime de Fruta Escolar (REF) resulta duma iniciativa da União Europeia (UE) para promover hábitos saudáveis e uma dieta equilibrada entre as crianças, tendo em mente um grande objetivo – mudar os seus hábitos alimentares, para reduzir a obesidade infantil na Europa, no âmbito da estratégia da UE em matéria de nutrição, atividade física e saúde.

A inclusão de frutas e legumes na dieta alimentar pode desempenhar um papel importante no combate à obesidade. O consumo de frutas e legumes reduz a "densidade energética" da dieta e desempenha também um importante papel de proteção e combate às doenças cardíacas, cancro e diabetes.

Assim de acordo com o disposto no artigo 103.º -GA do Regulamento (CE) n.º 1234/2007, do Conselho, de 22 de outubro, no artigo 6.º e seguintes do Regulamento (CE) n.º 288/2009, da Comissão, de 7 de abril, e no artigo 6.º do Regulamento do Regime de Fruta Escolar anexo da Portaria n.º 243/2011, de 21 de junho, ao Município de Viana do Alentejo foi aprovada junto do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), a Ajuda para a Distribuição de Frutas e Produtos Hortículas, Frutas e Produtos Hortículas Transformados, Bananas e Produtos Derivados às Crianças nos Estabelecimentos de Ensino do 1.º Ciclo para o presente ano letivo, 2014/2015.

Embora o RFE se aplique apenas aos alunos do 1.º Ciclo, por decisão do Município de Viana do Alentejo, a medida foi também alargada às crianças do Ensino Pré-Escolar Público.

A fruta que está a ser consumida pelas crianças são: a maçã, pêra, banana, cenoura, laranja, clementina, cereja e pêssego, acordo com a calendarização em anexo.

 

Contatos

Câmara Municipal de Viana do Alentejo
Rua Brito Camacho n.º 13, 7090-237, Viana do Alentej
Telefone: 266 930 010
Fax: 266 930 019
Correio eletrónico: educacao@cm-vianadoalentejo.pt

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |