2014

DOCUMENTOS PARA A HISTÓRIA DE VIANA, ALCÁÇOVAS E AGUIAR. MOSTRA DOCUMENTAL (em Alcáçovas)

 

CARTAZ

……..

 

RESUMO

Intitulada Documentos para a História de Viana, Alcáçovas e Aguiar, a mostra documental de reproduções de documentos do Arquivo Histórico Municipal, constituída por 20 painéis, esteve patente ao público em sala do pólo da Biblioteca Municipal em Alcáçovas entre 13 e 27 de Junho de 2014, tendo sido integrada, numa primeira parte deste período, na habitual Semana Cultural de Alcáçovas.

Deste modo, potenciou-se uma oportunidade de contacto da comunidade com a documentação; um meio para a aquisição de conhecimentos de base sobre a História do concelho e a sensibilização para a necessidade de preservação deste e de outros conjuntos documentais com valor histórico e cultural ainda existentes.

Para exposição, escolheram-se documentos emblemáticos do ponto de vista do exercício do poder local ao longo dos séculos, das alterações administrativas e da evolução urbana, conjugados com elementos de história económica, social e demográfica. Em qualquer destes âmbitos procurou-se focar não só Viana, mas também as vilas de Alcáçovas e de Aguiar. Daí a pertinência de levar a exposição para as outras freguesias do concelho, o que aconteceu em Alcáçovas em 2014.

 

EXPOSIÇÃO

(Será disponibilizada posteriormente)

 

ROTEIRO

(Será disponibilizado posteriormente)

 

IMAGENS

….

 

VISITA GUIADAS À MOSTRA DOCUMENTAL

 

RESUMO

 

Destinada ao público em geral, a mostra foi visitada no horário de exibição previsto durante a Semana Cultural e, após o termo desta, durante o horário de funcionamento do pólo da Biblioteca e também no âmbito de uma visita guiada previamente marcada, no dia 22 de Junho. Para esta visita foram levados documentos originais relativos a Alcáçovas para que pudessem ser apreciados localmente pelos visitantes.

 

TERTÚLIA SOBRE ARQUIVOS E HISTÓRIA: UM DOCUMENTO ANTIGO, UMA HISTÓRIA PARA CONTAR.

 

CARTAZ

……..

 

RESUMO

A designação de tertúlia advém do facto de se constituir numa reunião informal de 2 horas onde o público pode participar, mediante inscrição, de forma mais activa do que numa actividade mais formal como uma conferência, por exemplo.

O objectivo foi a apresentação de um documento antigo relativo à história de Viana sendo que, mais do que a apresentação do documento em si, o que se pretendeu foi a exploração do seu conteúdo, inserido no contexto em que foi produzido. Potenciou-se assim o contacto da comunidade com fontes históricas de reconhecido valor a que nunca tiveram acesso e, através dele, a valorização do património documental e a aquisição, de forma informal, de conhecimentos sobre a história do concelho em particular e sobre o passado em geral. O que, subsequentemente, tem como mais-valia uma mais esclarecida compreensão do presente.

A sessão decorreu na Biblioteca Municipal de Viana no dia 9 de Junho, Dia Internacional dos Arquivos, o que permitiu juntar o objectivo central da iniciativa com a realização de actividade atinente ao dia assinalado. O título desta sessão em particular foi A cabeça de um dos Reis Magos no convento de São Francisco de Viana do Alentejo no século XVI, uma vez que o documento explorado nos permite saber que existiu no convento de São Francisco uma relíquia sagrada, que consistia num crânio humano e que este era venerado por se acreditar pertencer a um dos Reis Magos.

 

GUIÃO DA SESSÃO

….

 

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO RELATIVO AO CONCELHO

 

RESUMO

Dada a necessidade sentida – sobretudo na biblioteca municipal de Viana e nos seus pólos das freguesias de Alcáçovas e de Aguiar – do conhecimento do universo bibliográfico que se reporta ao concelho, bem como daquele que é de autoria de naturais do mesmo, foi levado a cabo um levantamento de referências bibliográficas que permitisse colmatar essa lacuna. Este – que não esgota todo o universos de publicações com dados sobre o concelho – incidiu sobre as áreas de História, História da Arte, Património, Arqueologia, Arquivos, Etnografia, Antropologia, Sociologia, Geografia, Cartografia, Demografia, Urbanismo, Ensino, Geologia, Biologia e Literatura (prosa e poesia) no que se refere às freguesias de Viana do Alentejo, de Alcáçovas e de Aguiar.

Como resultado, foi possível obter 308 referências relativas ao concelho e 69 referências de autores naturais do mesmo, publicadas até 2013. Assim, neste momento o acesso à informação sobre o município por parte dos próprios serviços da autarquia e, em particular, da Biblioteca Municipal está muito mais facilitado. De igual modo a tarefa de prestar informação para o exterior (a estudantes, a investigadores e a profissionais de diversas áreas) por parte dos serviços é bastante mais fácil, prática e rápida.

                No próprio documento produzido estão detalhadamente explicados os objectivos, as acções, as condicionantes e os resultados deste levantamento bibliográfico.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |