2013

​DOCUMENTOS PARA A HISTÓRIA DE VIANA, ALCÁÇOVAS E AGUIAR. MOSTRA DOCUMENTAL (em Viana do Alentejo)

CARTAZ
……..
RESUMO

Intitulada Documentos para a História de Viana, Alcáçovas e Aguiar, a mostra documental de reproduções de documentos do Arquivo Histórico Municipal, constituída por 20 painéis, esteve patente ao público em sala da Biblioteca Municipalde Viana do Alentejo entre 15 de Maio e 14 de Junho de 2013.

Deste modo, potenciou-se uma oportunidade de contacto da comunidade com a documentação; um meio para a aquisição de conhecimentos de base sobre a História do concelho e a sensibilização para a necessidade de preservação deste e de outros conjuntos documentais com valor histórico e cultural ainda existentes.

Para exposição, escolheram-se documentos emblemáticos do ponto de vista do exercício do poder local ao longo dos séculos, das alterações administrativas e da evolução urbana, conjugados com elementos de história económica, social e demográfica. Em qualquer destes âmbitos procurou-se focar não só Viana, mas também as vilas de Alcáçovas e de Aguiar.


EXPOSIÇÃO
(Será disponibilizada posteriormente)
ROTEIRO
(Será disponibilizado posteriormente)

IMAGENS
….

VISITAS GUIADAS À MOSTRA DOCUMENTAL E AO ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL

RESUMO

Para uma maior interacção com o público e no sentido de facilitar a aquisição de conhecimento potenciada pela mostra documental Documentos para a História de Viana, Alcáçovas e Aguiar, realizaram-se 8 visitas guiadas ao espaço expositivo e também, como complemento, ao próprio Arquivo Histórico Municipal onde se facultou a possibilidade de contacto do público com os documentos originais.

As visitas, gratuitas, realizam-se para o público em geral nos dias 22 e 29 de Maio, 5 e 12 de Junho, às 18h30, mediante inscrição prévia no Balcão Municipal e na Biblioteca Municipal. Realizou-se ainda uma visita no dia da inauguração da mostra, a 15 de Maio, e 3 visitas para os alunos do ensino secundário a frequentar o 10º, o 11º e o 12º ano, na área de Humanidades.

As visitas, com uma duração de cerca de 1h30m a 2h, facultaram uma oportunidade de diálogo e de discussão sobre as tipologias, as formas e os conteúdos dos documentos divulgados.


IMAGENS
….

OFICINA DE PALEOGRAFIA: A ESCRITA NA IDADE MÉDIA

CARTAZ
……..

RESUMO

A “Oficina de Paleografia: a escrita na Idade Média” consistiu na realização de dois workshops de Paleografia que se realizaram nos dias 26 e 29 de Junho durante 3 horas, em sala da Biblioteca Municipal de Viana e foram acessíveis mediante inscrições prévias.

A Paleografia é a disciplina que se dedica ao estudo das escritas antigas. Debruça-se sobre as formas da escrita, a leitura, a transcrição e a interpretação dos documentos históricos. Por isso, é fundamental para a investigação da História, pois o domínio da Paleografia permite compreender e interpretar o conteúdo dos documentos antigos. Ainda que seja, sobretudo, uma disciplina de âmbito científico e académico, a sua prática é acessível a um público diversificado, desde que com interesse pela matéria.

Com esta actividade foi possível, mais uma vez, dar a conhecer a existência de documentos antigos, de valor cultural, fazendo despertar para a importância da sua preservação, em estreita relação com a produção do conhecimento histórico, mais dificultado na ausência de documentos.

As oficinas processaram-se através de uma explicação sobre as formas da escrita na época medieval e da execução de exercícios práticos de leitura e transcrição documental de textos da mesma época, realizados pelos participantes.


IMAGENS
….


I COLÓQUIO CONHECER A HISTÓRIA: CONCELHO DE VIANA DO ALENTEJO

CARTAZ
……..

RESUMO

O I Colóquio Conhecer a História: concelho de Viana do Alentejo decorreu no Sábado, dia 7 de Setembro de 2013 no Cineteatro Vianense.

O evento reuniu um conjunto de especialistas de diferentes áreas de investigação, traçando uma abordagem genérica e transversal sobre a História de Viana do Alentejo e, em alguns pontos, das vilas de Aguiar e de Alcáçovas.

O encontro, que se debruçou sobre diferentesperíodos da História – da Idade Média ao Período Contemporâneo – dividiu-se em duas partes: a primeira dedicada a aspectos relacionados com a administração do território, o exercício do poder político e a caracterização dos grupos sociais, através de comunicações de Joaquim Serra (CIDEHUS – Universidade de Évora), Fátima Farrica (CIDEHUS – Universidade de Évora) e Paulo Fernandes (Professor do Ensino Secundário); a segunda parte centrou-se na olaria tradicional local e na História da Arte, temas apresentadas, respectivamente, por Luís Banha (Ecomuseu Municipal do Seixal) e Raquel Seixas (IHA-FCSH-Universidade Nova de Lisboa).

No final de cada uma das partes foi aberto um espaço de questões e de debate com o público. O colóquio possibilitou, assim, uma transmissão de informação histórica permitindo ainda um espaço de diálogo entre os oradores e o público presente. No fim do evento foi ainda feita a apresentação da estrutura de um livro a publicar oportunamente sobre a História de diferentes instituições e de diversos momentos do passado de Viana do Alentejo, da autoria de Fátima Farrica.

O acontecimento destinou-se ao público em geral, ainda que pudesse ser de interesse maioritário para camadas específicas da população. Decorreu num formato com preocupações pedagógicas através do uso de uma linguagem acessível, da explicação de conceitos específicos da História e de ilustrações atinentes aos temas tratados. Assim, as cinco comunicações apresentadas permitiram dar a conhecer vários aspectos da História da comunidade concelhia, na actualidade ainda desconhecidos da maioria dos habitantes locais.


PROGRAMA E COMUNICAÇÕES

14h30m – Sessão de Abertura

Parte I – Política, administração e sociedade

15h – Viana do Alentejo no contexto dos concelhos medievais portugueses
Joaquim Serra (CIDEHUS-Universidade de Évora) [texto a disponibilizar]

15h 30m – Poder local e sociedade em Viana do Alentejo no século XVII
Fátima Farrica (CIDEHUS-Universidade de Évora) PDF

16h – Viana do Alentejo no contexto das reformas administrativas da época contemporânea
Paulo Fernandes (Professor de História do Ensino Secundário) PDF

16h30m – Intervalo

Parte II – Manifestações artísticas do trabalho e da fé

17h – O projeto de investigação "Quinta do rouxinol: uma olaria romana no estuário do Tejo (Corroios/Seixal)": o contributo da olaria tradicional de Viana do Alentejo
Luís Banha (Ecomuseu Municipal do Seixal) PDF

17h 30m – O Santuário de Nossa Senhora de Aires: arte e devoção
Raquel Seixas (IHA-FCSH-Universidade Nova de Lisboa) PDF
18h – Considerações finais

18h 30m – Encerramento

IMAGENS

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |