O que é a Agenda 21 Local?
O que é a Agenda 21 Local?
É um processo de planeamento, implementação e avaliação de acções, com a participação activa da população, com vista ao desenvolvimento sustentável local e à melhoria da qualidade de vida.
A Agenda 21 Local resulta da necessidade de aplicar, localmente, os princípios da Agenda 21, adoptada na Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento (vulgarmente designada por Cimeira da Terra), realizada no Rio de Janeiro em 1992.
"Pensar global, agir local" é o espírito que suporta a elaboração das Agendas 21 Local. São muitos os municípios que já iniciaram as suas agendas numa perspectiva de, a pouco e pouco, com medidas por vezes muito simples, ir construindo um futuro mais sustentado de modo a que a satisfação das necessidades e aspirações das gerações presentes, não hipotequem a possibilidade das gerações futuras satisfazerem as suas necessidades e usufruir de um nível de qualidade de vida semelhante ou melhor que o actual.
Este processo só será concretizável com a contribuição de todos, pois o seu foco principal são as pessoas e a sua aproximação ao território.
Objectivos da Agenda 21 Local
- criar grupos de actores representativos dos interesses dos sectores da comunidade local a envolver ao longo do processo;
- identificar o estado do desenvolvimento sustentável no concelho - condições sociais, económicas e ambientais actuais;
- enumerar os principais desafios e oportunidades do concelho;
- definir vectores estratégicos para o desenvolvimento sustentável (economia, ambiente cultura, ordenamento);
- estruturar um programa de acções concretas composto por projectos, acções ou intervenções a desenvolver e a concretizar no prazo definido.