24 março 2017

Projeto de novo perímetro de rega do Alqueva para Viana do Alentejo a bom ritmo!

No passado dia 3 de março, o Presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Bernardino Bengalinha Pinto, acompanhado de agricultores do concelho, reuniu nas instalações da EDIA, em Beja, com o Presidente do Conselho de Administração, Engº José Salema, e equipa técnica responsável do projeto de novo perímetro de rega do Alqueva para Viana do Alentejo com o objetivo de tomar conhecimento do estado de evolução dos trabalhos deste projeto, bem como de reforçar a importância do projeto para o desenvolvimento económico do concelho e reforçar a colaboração necessária por parte do Município.

​O Projeto de Execução do Circuito Hidráulico de Viana do Alentejo e respetivo Bloco de Rega está concluído e encontra-se a decorrer a elaboração do Estudo de Impacte Ambiental, o qual será enviado em breve para a Agência Portuguesa do Ambiente para aprovação. A área a regar é de cerca de 4800 hectares e a água chegará ao concelho de Viana do Alentejo por via da infraestrutura já criada em Vila Nova da Baronia.

No que se refere ao financiamento, encontram-se em curso as negociações com Bruxelas para obtenção das partes do financiamento necessários à execução da obra, sendo as perspetivas para já positivas. O Projeto está orçamentado em cerca de 18 milhões de euros.

Este é um projeto de crucial importância para potenciar o desenvolvimento da agricultura no concelho de Viana do Alentejo e o desenvolvimento económico do concelho e região envolvente.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |