18 janeiro 2016

Município de Viana do Alentejo volta a baixar impostos

O Município de Viana do Alentejo introduz em 2016 descontos no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para famílias com filhos e baixa a derrama para as microempresas para 0,25%.

​O Município aprovou a concessão de um desconto no IMI para as famílias com filhos. A redução pode ir de 10% para famílias com um filho; até 15% para as que têm dois e até 20% para as que têm três ou mais filhos. De salientar que o desconto do IMI será efetuado automaticamente e calculado de acordo com o número de dependentes.

No que diz respeito à derrama, o Município volta a reduzir a taxa de 0,5% para 0,25% para as microempresas com um volume de negócios inferior a 150.000 euros anuais, mantendo a taxa de 1% para as restantes empresas. Recorde-se que a taxa máxima pode ir até 1,5%.

Em 2016, à semelhança de 2015, os munícipes do Concelho de Viana do Alentejo vão pagar a taxa mínima do Imposto Municipal sobre Imóveis, fixada em 0,3%. De referir que esta taxa poderá variar entre um mínimo de 0,3% e um máximo de 0,5%, que será aplicada ao valor patrimonial tributário dos imóveis urbanos.

Com estas medidas, o Município de Viana do Alentejo pretende dar resposta às dificuldades económicas que a população e as empresas atravessam, em especial as microempresas, num período particularmente difícil. Por outro lado, pretende atrair novas empresas e novos residentes tendo em conta as várias potencialidades do concelho. Convém referir que nos Censos de 2011, o concelho de Viana do Alentejo foi um dos 5 concelhos de todo o Alentejo que viu a sua população aumentar, face aos Censos de 2001.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |