19 outubro 2015

Município de Viana do Alentejo distribui fruta às crianças das escolas

Pelo sexto ano consecutivo, o Município de Viana do Alentejo candidatou-se ao Programa Regime de Fruta Escolar (RFE) que visa distribuir gratuitamente fruta às crianças que frequentam o 1º ciclo no ano letivo 2015/2016.

​Embora o RFE se aplique apenas aos alunos do 1º ciclo, por deliberação do Município de Viana do Alentejo a 26/08/2015, também as crianças do pré-escolar vão ter acesso ao fornecimento de fruta pelo segundo ano consecutivo.

Deste modo, estão abrangidos 212 alunos do 1º ciclo e 81 crianças do ensino pré-escolar do concelho, o que se traduz num investimento anual e total de 2010,27€ sem IVA.

O Município de Viana do Alentejo disponibiliza a fruta (maçã, pera, banana, cenoura, laranja, clementina, cereja e pêssego) dois dias por semana até ao final do ano letivo. De acordo com o regulamento, os produtos devem obedecer a 3 critérios: qualidade, forma de apresentação e origem.

O Regime de Fruta Escolar apenas aplicável aos alunos do 1º ciclo resulta de uma iniciativa da União Europeia com o objetivo de promover hábitos saudáveis junto dos mais novos, bem como promover a adoção de uma dieta equilibrada com benefícios para a saúde.

Este regime prevê ainda algumas medidas de acompanhamento que visam promover o consumo de fruta, nomeadamente a instalação de canteiros nas escolas para estabelecimento de uma ligação à origem do produto, fornecimento de materiais didáticos, realização de atividades lúdicas alusivas ao programa e, ainda, a visita a mercados e centrais hortofrutícolas.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |