13 março 2015

Município de Viana do Alentejo comemora Dia Mundial da Árvore e da Água

Cerca de 360 alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Concelho de Viana do Alentejo participam de 16 a 23 de março, na Semana do Dia Mundial da Árvore e da Água 2015, que decorre no âmbito da Oficina do Ambiente.

​Durante a semana, os alunos do 1º ciclo irão participar na Oficina II "Ser Arquiteto Paisagista", através da realização de um peddy papper botânico com circuitos pedestres nos aglomerados urbanos do concelho. Em Aguiar, a ação decorre no Jardim da Cooperativa, em Alcáçovas, nas Piscinas Municipais e, em Viana do Alentejo, no Circuito de Manutenção, na Quinta da Joana.

Para os alunos do pré-escolar está prevista para dia 23, uma "Oficina de Construção de Comedouros para Aves" e a sua colocação no recinto da Oficina do Ambiente, na antiga lixeira de Viana do Alentejo, a respetiva passagem de trapilho e batismo com o Kit, entregue nas comemorações do ano passado, no coração das árvores plantadas anteriormente.

De salientar que a Oficina do Ambiente é um projeto educativo que visa divulgar e valorizar o património natural do concelho envolvendo a comunidade escolar.

As atividades previstas para o ano letivo em curso abordam a Fauna e a Flora e são desenvolvidas durante a Semana da Floresta Autóctone, Semana do Dia Mundial da Árvore e da Água e Dia Mundial da Criança e do Ambiente. As atividades a desenvolver estão relacionadas com a inventariação e divulgação das árvores e dos espaços verdes urbanos do concelho, classificação de árvores de interesse público ou municipal e ações de manutenção de árvores do concelho.

A iniciativa, da responsabilidade do Município de Viana do Alentejo, conta entre outros, com o patrocínio da M.C. Trapilho, e com as parcerias locais da Associação Terras Dentro, Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo, Banco Local de Voluntariado, Fraternidade de Nuno Álvares – Associação dos Antigos Filiados no Corpo Nacional de Escutas de Alcáçovas, Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo, Escola Segura da GNR – Secção de Forças Especiais e com a participação dos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |